• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2015.tde-02072015-154845
Documento
Autor
Nome completo
Robson Edgar Rocha
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Alvarez, Isabel Aparecida Pinto (Presidente)
Alves, Gloria da Anunciacao
Silva, Marcio Rufino
Título em português
A verticalização no Butantã e o avançar de uma nova fronteira
Palavras-chave em português
Butantã
Centralidade
Fronteira urbana
Mercado imobiliário
Metrópole de São Paulo
Reprodução do espaço
Verticalização
Resumo em português
A região do Butantã, fragmento da metrópole de São Paulo, vem passando por um importante processo de verticalização desde a década de 1990. Além de representar uma transformação no padrão de urbanização que se verificou no período anterior, indicando a passagem da produção para a reprodução do espaço, a verticalização no Butantã se expressa como o avançar de uma nova fronteira urbana. Este trabalho procura demonstrar como hipótese que o avanço dessa fronteira impõe ao Butantã a tendência de se integrar morfologicamente às áreas mais centrais e adensadas da metrópole paulistana e, principalmente, de se integrar economicamente ao eixo de valorização que se desdobra da centralidade que ficou conhecida como Vetor Sudoeste. Na esfera econômica, o processo de verticalização no Butantã representa uma frente de acumulação capitalista que se favorece da reserva de valor formada no período anterior ao da verticalização. Portanto, este trabalho tem como objetivo revelar, por meio de recomposição histórica, a constituição de uma situação geográfica permeada por um potencial de valorização e de discutir como a atuação do Estado e o processo de financeirização do setor imobiliário permitem hoje efetivar a valorização.
Título em inglês
The verticalization in Butantã and the advancement of a new frontier
Palavras-chave em inglês
Butantã
Centrality
Housing market
Reproduction of space
São Paulos metropolis
Urban frontier
Verticalization
Resumo em inglês
A fragment of São Paulos metropolis, the Butantãs zone is passing by an important verticalization process since the 1990s decade. The transformation from space production to space reproduction, indicated by a transformation in the urbanization pattern, the verticalization in Butantã is expressed as the new urban frontiers advancement. This researchs aim is to demonstrate that this frontiers advancement inflicts to Butantã a trend to integrate morphologically to the central and dense zones of the São Paulos metropolis, and mainly, to integrate economically to axis valuation that since centrality known as Vetor Sudoeste. In the economic sphere, verticalizations process in Butantã represents a front of capitalist accumulation favored by store value formed previously from verticalization. Therefore, this research aims to reveal, through historical recomposition, the constitution of a geographical situation permeated by a valuation potential and to discuss how the state acting and financializations process of real state allows today the valuation.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2015-07-02
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.