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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2016.tde-02052016-102620
Documento
Autor
Nome completo
Paula Dagnone Malavski
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Alves, Gloria da Anunciacao (Presidente)
Azevedo, Sandra de Castro de
Castellar, Sonia Maria Vanzella
Moreira, Gilsélia Lemos
Pontuschka, Nidia Nacib
Título em português
O ensino de Geografia e do urbano na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil: as possibilidades e uma formação cidadã para a conquista do direito à cidade
Palavras-chave em português
Cidadania
Educação pública
Geografia escolar
Resumo em português
A Geografia Escolar, sob Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) (1998) do Ensino Fundamental e Médio, pauta-se em um modelo neoliberal de ensino e propõe uma prática pedagógica para a adequação dos jovens brasileiros no atual mercado de trabalho, no qual poucos terão chance de acesso. É o instrumento da ideologia neoliberal sob o discurso fatalista que a finalidade da educação no mundo atual, em face do desemprego, é apenas o treino técnico-científico do educando e não a sua formação. Portanto, o ensino de Geografia nas escolas públicas, pautado no movimento de (re)produção do espaço geográfico, e de suas contradições no plano da vida cotidiana, contribuem para uma formação crítica dos alunos brasileiros é a negação desse modelo educacional. No presente trabalho, práticas pedagógicas intituladas de oficinas de geocidadania em turmas do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola pública estadual na cidade de Salvador (BA), pautadas no atual momento de (re)produção do espaço urbano da capital baiana dentro do processo de (re)valorização da orla marítima, tiveram como objetivo propor uma metodologia alternativa de ensino de Geografia para uma formação efetivamente cidadã desse público e para a luta do direito à cidade (LEFEBVRE, 2008). A nossa práxis, partindo de um estudo do lugar da escola e dos bairros dos nossos alunos e sua paisagem (como categorias de análise da Geografia), buscou romper com os discursos hegemônicos e segregadores dos espaços excluídos socialmente e materialmente da capital soteropolitana. O resultado desse trabalho é um manifesto a favor da Geografia Escolar, sob perspectiva crítica, e sua potencialidade para a formação cidadã.
Título em inglês
The teaching of Geography and Urban in Youth and Adult Education (EJA) in Brazil: the possibilities of a citizen education for achieving the right to the city
Palavras-chave em inglês
Citizenship
Public education
School geography
Resumo em inglês
Elementary and High School Geography, under the National Curriculum Parameters (PCNs) (1998), is guided in a neoliberal model of teaching and proposes a pedagogical practice to the adequacy of young Brazilians in the current labor market in which few of them will have access. It is the instrument of neoliberal ideology under the fatalistic speech that claims that the purpose of education in today's world, in the face of unemployment, it is only the technical and scientific training of the student and not his education. Therefore, the teaching of Geography in public schools, based on the movement of (re) production of geographical space, and its contradictions in terms of everyday life, contributes to a critical education of Brazilian students and it is the denial of this educational model. In this study, pedagogical practices named geo citizenship workshops in groups of Youth and Adult Education in a public school in the city of Salvador (BA), based on the current moment of (re) production of urban space of Salvador within the process of (re) valorization of the seafront, aimed at proposing an alternative methodology of Geography teaching to a truly citizen education of this public and to the fight for the right to the city (LEFEBVRE, 2008). Our research, since the study of the school location and our students neighborhoods and their landscape (such as Geography analytical categories), aimed at breaking with the hegemonic and segregating discourses of the socially and materially excluded spaces in Salvador. The result of this study is a manifesto in favor of School Geography under critical perspective, and its potential for citizenship education.
 
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Data de Publicação
2016-05-02
 
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