• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
Documento
Autor
Nome completo
Fabiano Antônio de Oliveira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Ross, Jurandyr Luciano Sanches (Presidente)
Galvani, Emerson
Horn Filho, Norberto Olmiro
Rodrigues, Cleide
Rodrigues, Silvio Carlos
Título em português
Estudo do aporte sedimentar em suspensão na Baía da Babitonga sob a ótica da geomorfologia
Palavras-chave em português
Baía da Babitonga
Sedimentos em suspensão
Vazões
Resumo em português
A pesquisa teve como objetivo principal estimar o aporte sedimentar em suspensão na baía da Babitonga a partir de um setor de sua área de contribuição hidrográfica, com base em uma análise geomorfológica da relação entre precipitação, relevo e uso da terra. Adotou-se como referências teórico-metodológicas principais os trabalhos de Ab?Saber, sobre os níveis de tratamento para pesquisas em geomorfologia, e de Tricart, que propõe a classificação dos ambientes segundo seu funcionamento ecodinâmico. Efetuou-se em campo monitoramento mensal das vazões dos dez rios que compõem a área da pesquisa e coletas de amostras de água para quantificação de sedimentos em suspensão em laboratório. Os resultados obtidos indicaram um nítido diferencial no comportamento hidrológico e hidrossedimentológico entre as bacias hidrográficas, que se reflete em distintas parcelas de contribuição de cada bacia no aporte sedimentar em suspensão na baía. Estimou-se que são lançadas na Baía da Babitonga, a partir da área da pesquisa, cerca de 7.624 toneladas/ano de sedimentos em suspensão, estando 77,8% deste volume concentrado na foz do Rio Cubatão.
Título em inglês
Study of suspended sediment yield into the Babitonga Bay under the perspective of the Geomorphology
Palavras-chave em inglês
Babitonga Bay
River discharge
Suspended sediment
Resumo em inglês
The research had as main goal to estimate the suspended sediment yield into the Babitonga Bay from a sector of its hydrographic contribution area and was based on a geomorphological approach of the relationship among precipitation, relief and land use. The theorical methodological references were the works from Ab?Saber, about treatment levels for geomorphological research, and from Tricart, which proposes environmental classification based on its ecodynamic behavior. Field monitoring of discharge values was accomplished once a month for all ten rivers of the research área, as well as water sample collecting for laboratory suspended sediment quantification. Results indicate a clear distinct hydrological and hydrossedimentological behavior of the watersheds, which reflect the distinguished suspended sediment yield of each individual watershed into the bay. It was estimated that ca. 7,624 year/tons of suspended sediment are introduced into the Babitonga Bay, with 77.8% of that volume concentrated at the Cubatão river estuary.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2007-06-25
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2014. Todos os direitos reservados.