• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2006.tde-26062007-144244
Documento
Autor
Nome completo
Denise Cristina Christov Pinesso
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Furlan, Sueli Angelo (Presidente)
Jacobi, Pedro Roberto
Pontuschka, Nidia Nacib
Título em português
A questão ambiental nas séries iniciais: práticas de professoras do distrito Anhanguera - São Paulo
Palavras-chave em português
Didática das séries iniciais
Educação ambiental
Ensino fundamental
Formação de professores
Resumo em português
Esta pesquisa teve como objetivo investigar práticas de professoras das séries iniciais relacionadas às questões ambientais. As escolas participantes estão situadas no distrito Anhanguera, região noroeste da cidade de São Paulo. Para compreender como ocorrem estas práticas, aplicamos questionários de perguntas abertas e fechadas que versavam sobre: a) o contexto em que as escolas se inserem; b) os temas desenvolvidos relacionados às questões ambientais; c) os objetivos estabelecidos para o trabalho; d) as estratégias estabelecidas e materiais utilizados; e) avaliação. Num segundo momento, trabalhamos com a metodologia do grupo focal, buscando aprofundar aspectos surgidos a partir dos questionários. Concluímos que as professoras das séries iniciais desenvolvem projetos envolvendo as questões ambientais e que a consciência sobre a importância deste trabalho é uma realidade presente, embora existam lacunas no que se refere ao fazer pedagógico - relacionadas ao planejamento e reflexão sobre a prática - e às concepções sobre natureza e educação ambiental. Apesar destas dificuldades, o trabalho das professoras é relevante e significativo, pois se insere no movimento de construção dos saberes ambientais no ensino formal
Título em inglês
The environmental issues in the primary school: the teachers´work in Anhangüera district (São Paulo, Brazil)
Palavras-chave em inglês
Didactic of primary school levels
Environmental Education
Primary school
Teacher's formation
Resumo em inglês
The objective of this research was to investigate the actual work of primary school teachers on environmental issues. The participant schools are located on the Anhangüera district, northwest region of the city of São Paulo. To understand how that work is carried out, we applied a questionnaire focusing on: a) the set up in which the schools are operating; b) the themes developed within environmental issues; c) the objectives established for the work; d) the strategies established and the materials used; e) evaluation. On a second phase, we have worked with the method of focal group, aiming to deal with the emerging elements from the answered questions. We concluded that the primary school teachers do develop environmental issues projects and that the awareness on the importance of that kind of work is an actual reality, although there are some shortcoming on the pedagogical practice - related to the planning and the self-thought on the practice - and on the nature and environmental education conceptions. Inspite of those difficulties, the work of the teachers is relevant and meaningful, because it is part of the construction of the environmental knowledge at a level of formal education
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2007-08-15
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.