• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2008.tde-25022011-142400
Documento
Autor
Nome completo
Silvani Rosa dos Santos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Galvani, Emerson (Presidente)
Paleari, Lucia Maria
Scarlato, Francisco Capuano
Título em português
O ensino de geografia na pedagogia Waldorf
Palavras-chave em português
Ensino
Geografia
Pedagogia Waldorf
Resumo em português
Atualmente inúmeros estudos têm abordado diversos elementos ligados ao ensino de Geografia. Porém, ainda são poucos os trabalhos realizados no meio acadêmico, que tratam a disciplina de Geografia a partir de uma perspectiva holística de ensino, que insere a dimensão espiritual à prática educacional, abordando a busca de significado e de propósito no mundo. Dentro da linha holística, encontra-se a Pedagogia Waldorf fundamentada na Antroposofia de Rudolf Steiner (1861-1925). Considerando a necessidade atual de reestruturação do ensino e a busca por um currículo mais integrado, este trabalho tem como proposta investigar as características do ensino fundamental de Geografia desenvolvido em uma escola Waldorf, fundamentado na Antroposofia, através de um estudo aprofundado da metodologia e de seus fundamentos.
Título em inglês
Teaching geography in Waldorf education
Palavras-chave em inglês
Education
Geography
Waldorf education
Resumo em inglês
Currently innumerable studies have boarded diverse on elements to the education of Geography. However, still are few works carried through in half academic, that they treat disciplines it of Geography from a holistic perspective of education, that inserts the dimension spiritual to practical the educational one, approaching the search of meaning and intention in the world. Inside of the holistic line, it meets Waldorf Education based on the Rudolf Steiner´s Anthroposophy (1861-1925). Considering the current necessity of reorganization of education and the search for an integrated resume more, this work has as proposal to investigate the characteristics of the basic education of Geography developed in a Waldorf school, based on the Antroposophy, through a deepened study of the methodology and of its beddings.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2011-02-25
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.