• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2013.tde-14022014-121522
Document
Auteur
Nom complet
Alexandre Vitor de Lima Fonsêca
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2013
Directeur
Jury
Almeida, Regina Araujo de (Président)
Archela, Rosely Sampaio
Feitosa, Antonio Cordeiro
Fonseca, Fernanda Padovesi
Sousa Neto, Manoel Fernandes de
Titre en portugais
Uma Jornada Geográfica Litorânea como proposta metodológica para ensinar e aprender Geografia na escola: uma experiência em São José de Ribamar/MA
Mots-clés en portugais
Ensino de geografia e cartografia
Estudo do meio
Jornadas geográficas
São José de Ribamar
Resumé en portugais
Esta tese apresenta uma metodologia de trabalho na escola para aprender e ensinar Geografia. Trata-se de uma proposta de ensino a partir de um trabalho de campo que tem como princípios: a reflexão de uma construção plural de aula de campo, com múltiplos olhares com destaque para os alunos e professores. O objetivo principal foi propor um método de investigação com ênfase na valorização dos saberes geográficos tradicionais dos litorâneos de São José de Ribamar/MA, a partir de um estudo do meio com alunos da rede pública municipal de ensino, a fim de identificar se os saberes são utilizados pelos professores de Geografia. A partir de aula de campo, alunos e professores experimentaram de que forma os saberes podem ser sistematizados em um currículo que possibilite relacionar os conteúdos escolares com a realidade do cotidiano dos seus pais. Foram realizados dois experimentos intitulados Jornadas Geográficas Litorâneas com alunos do 6º ano para avaliar os efeitos das tarefas realizadas em campo e de que forma contribuem para a aprendizagem dos conteúdos geográficos que dizem respeito ao dia-a-dia da comunidade ribamarense. A primeira serviu de laboratório na avaliação da metodologia, a segunda serviu de parâmetro para análise dos efeitos das tarefas realizadas. Foram efetuadas quatro modalidades de análise: mapeamento da trilha com introdução de noções de cartografia escolar, análise dos relatórios, interpretação das cenas fotografadas e avaliação dos fatores presentes no cenário trilhado a partir de seminário. A experiência das jornadas realizadas por alunos e professores mostra-nos que um planejamento de aulas de campo, durante o período letivo da escola, pode contribuir decisivamente para a formação da cidadania do educando, aproximando o conhecimento teórico com o saber prático da comunidade.
Titre en anglais
A Geographic Seaside Journey as a methodology to teach and learn Geography at school: an experience in São José de Ribamar/MA
Mots-clés en anglais
Environmental study
Geographical journeys
Geography and cartography teaching
São José de Ribamar
Resumé en anglais
This thesis presents a methodology of work to learn and to teach Geography at school. It is a teaching proposal from a field study whose principles are: the reflection of a plural construction of class field from multiple perspectives with emphasis on students and teachers. The main objective is to propose a method of research with emphasis on the valorization of classical traditional geographical knowledge of the seaside city of São José de Ribamar/ MA, from a study of the environment with students from public municipal school in order to identify whether that knowledge is used by Geography teachers. From field class, students and teachers experienced how that knowledge can be systematized in a curriculum that enables students to relate the contents with the everyday reality of their parents. Two experiments entitled "Geographic Seaside Journeys were conducted with 6th grade students to evaluate the effects of the tasks performed in the field and how they contribute to the learning of geographic contents related to the everyday life of São José de Ribamars community. The first served as a laboratory for the evaluation of the methodology, the second as a parameter for analysis of the effects of the tasks performed. Four types of analysis were done: mapping the track with introductions of notions of school cartography, analysis of reports, interpretation of photographed scenes and evaluation through seminaries of factors presented in the followed settings. The experience of the journeys undertaken by students and teachers shows us that planning field classes during the academic school year, can contribute decisively to the citizenship of the student, approaching the theoretical knowledge to the practical knowledge of the community.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2014-02-14
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.