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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2012.tde-13072012-112524
Documento
Autor
Nome completo
Raimunda Nonata Bentes Lôbo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Raffo, Jorge Gustavo da Graca (Presidente)
Castellar, Sonia Maria Vanzella
Ferreira, Ricardo Vicente
Título em português
O uso da cartografia digital como ferramenta didática na disciplina Geografia no ensino médio
Palavras-chave em português
Cartografia Digital
Discentes e Docentes
Ensino Médio
Geografia
Novas Tecnologia
Resumo em português
A presente pesquisa visa testar e avaliar o uso da cartografia digital como instrumento de apoio didático da disciplina Geografia em escolas públicas da rede estadual, do município de Manaus-Amazonas, bem como medir o conhecimento prévio na área de informática por parte dos alunos e identificar o nível de conhecimentos em cartografia e novas tecnologias por parte dos discentes e docentes. Seguindo esse objetivo, foram aplicados questionários de sondagem de conhecimentos em informática e cartografia aos alunos. Prosseguindo, foram ministrados cursos de utilização do software Google Maps, com alunos da 1ª série e 3ª série do ensino médio, abordando o estudo do espaço geográfico. A partir daí procedeu-se a aplicação do software Philcarto com os alunos da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Senador João Bosco Ramos de Lima, que elaboraram tabelas, a partir de dados obtidos do site do Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA), que proporcionou aos alunos conhecerem as sub-regiões do Estado do Amazonas. Finalizados estes estudos foram aplicados questionários avaliativos com o objetivo de sondar o nível de dificuldade e motivação dos alunos em relação à utilização da cartografia digital. As dificuldades encontradas foram insignificantes face a grande aceitação por parte dos alunos pela cartografia digital, isto é, a familiaridade dos alunos com relação aos recursos tecnológicos leva ao entrosamento de alunos e professores no processo de aprendizagem. Como o ensino não é de memorização, mas de levar um espírito critico aos alunos, através da construção de seu próprio conhecimento. No tocante aos professores foram aplicados questionários com o intuito de formar um perfil dos conhecimentos cartográficos, dados sobre as novas tecnologias e a cartografia digital na disciplina Geografia no Ensino Médio. O resultado dessa ação mostrou que os conhecimentos dos professores em relação à cartografia são de regular a bom com um nível aceitável de conhecimentos cartográficos e das novas tecnologias, demonstrando que a utilização do computador para preparar e ministrar as aulas é uma alternativa eventualmente com a maior porcentagem, o que representa o nível de anseio do uso do computador nas aulas de Geografia no Ensino Médio. Embora grande parte dos docentes considerem as novas tecnologias importantes para o ensino, a utilização do computador como ferramenta didática apresenta uma fraca utilização. Através deste material, fica a certeza da viabilidade de uso da cartografia digital no Ensino Médio com a superação de alguns obstáculos (como o aprofundamento do conhecimento na área da informática em geral e do manuseio dos softwares utilizados no caso Google Maps e Philcarto pelos docentes), além da necessidade de conhecimentos sólidos em cartografia digital. Superados esses desafios, é possível e prazeroso o uso da cartografia digital no ensino de Geografia para o Ensino Médio, proporcionando o ensino inserido no mundo em que vivemos, mais dinâmico e atrativo para professores e alunos.
Título em inglês
The use of digital cartography as a teaching tool in the discipline of geography in high school
Palavras-chave em inglês
Digital Cartography
Geography
High School
Students and Teachers
Resumo em inglês
The present research aims to test and evaluate the use of digital cartography as a tool to support teaching of the discipline of geography in public schools statewide network, the city of Manaus, Amazonas, and measure the previous knowledge in information technology by students and identify the level of expertise in cartography and new technologies by students and teachers. Following this objective, survey questionnaires were applied knowledge in computer science and cartography students. Continuing, courses were using Google Maps software, with students from first grade and third grade of high school, approaching the study of geographical space. From there we proceeded to the software application Philcarto with students in the 3rd grade of High School School State Senador João Bosco Ramos de Lima, who drew up tables, based on data obtained from the site System IBGE Automatic Recovery (CIDER) that provided the students know the sub-regions of Amazonas State. These studies were completed assessment questionnaires applied in order to probe the level of difficulty and students' motivation towards the use of digital mapping. The difficulties encountered were insignificant compared to wide acceptance by students for digital mapping, ie, the familiarity of students with regard to technological resources leads to the relationship of students and teachers in the learning process. Since teaching is not memorization, but to bring a critical spirit to the students, by building their own knowledge. Concerning the teachers questionnaires were applied in order to form a profile of cartographic knowledge, data on new technologies and digital cartography in geography in school discipline. The result of this action showed that teachers' knowledge about the mapping are fair to good with an acceptable level of cartographic knowledge and new technologies, demonstrating that the use of computers to prepare and teach the classes is an alternative with the greatest possible percentage, which represents the level of craving for computer use in geography classes in high school. Although most teachers consider important new technologies for teaching, using the computer as a teaching tool has a low utilization. Through this material, is sure of the feasibility of using digital mapping in high school to overcome some obstacles (like the deepening of knowledge in computer science in general and the handling of the software used in Google Maps and if Philcarto by teachers) , besides the need for solid knowledge in digital cartography. Overcome these challenges, it is possible and pleasurable use of digital cartography in teaching geography to high school, providing education entered the world we live in, more dynamic and attractive to teachers and students.
 
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Data de Publicação
2012-07-13
 
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