• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2017.tde-13032017-114918
Documento
Autor
Nombre completo
Lucas Trombini Lopes
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2016
Director
Tribunal
Almeida, Regina Araujo de (Presidente)
Conti, Jose Bueno
Sena, Carla Cristina Reinaldo Gimenes de
Título en portugués
GIZ: desenvolvendo um software de uso fácil para o ensino de geografia
Palabras clave en portugués
Ensino de geografia
Linguagem cartográfica
SIG na escola
Usabilidade
Resumen en portugués
Este trabalho faz uma reflexão sobre a importância dos softwares de geoprocessamento e da própria cartografia no ensino de Geografia. A metodologia empregada na construção dos mapas e sua linguagem cartográfica são discutidas como peças-chave da compreensão dos conteúdos de Geografia. O trabalho também analisa brevemente alguns dos softwares disponíveis e suas interfaces, ressaltando os pontos fortes e fracos de cada um, propõe modos de utilização dos softwares na sala de aula e sugere melhorias na interface desses softwares. Termina por analisar a importância da usabilidade na tecnologia empregada no ensino e o foco que essas tecnologias devem ter em sala de aula, para finalmente apresentar uma alternativa aos softwares já existentes, focada no uso voltado para o ensino. O software deve deve ser aprimorado continuamente com base nas experiências da comunidade e disponibilizado em um site próprio, assim como o questionário para professores de geografia, recebido continuamente para auxiliar no desenvolvimento do GIZ.
Título en inglés
GIZ: developing an user-friendly software for Geography teaching
Palabras clave en inglés
Cartographic language
Geography teaching
GIS at school
Usability
Resumen en inglés
This paper presents a tought about the importance of geoprocessing software and cartography in Geography teaching. The methodology employed in map creation and its graphic language are presented as keypoints to understand Geography contents. The author reviews some of the available software applications and its interfaces, highlighting strong and weak points of each one, also proposes different ways of using these applications in classroom and suggests improvements in their interface. At the end, analyzes the importance of usability in technology used in Geography teaching, together with the focus it must have in classroom. Finally, the results show an alternative to the existing software applications, directed to the use in teaching, and named it GIZ. The software must be continually improved based on community experiences and available on its own website as well as the questionnaire for geography teachers, continuously received to assist in the development of GIZ.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2017-03-13
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.