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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.8.2015.tde-29062015-154914
Documento
Autor
Nome completo
Camila Mainardi
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Gallois, Dominique Tilkin (Presidente)
Cohn, Clarice
Figueiredo, Marina Vanzolini
Ladeira, Maria Inês Martins
Macedo, Valéria Mendonça de
Título em português
Desfazer e refazer coletivos. O movimento tupi guarani
Palavras-chave em português
Etnologia
Movimento
Política ameríndia
T.I. Piaçaguera
Tupi Guarani
Resumo em português
A recorrência da palavra conflito em meus cadernos de campo e suas variações em expressões do tipo: é muita desunião, não têm mais paz ou em falas como ela está sendo perseguida são o ponto de partida dessa tese realizada entre as famílias tupi guarani da T.I. Piaçaguera, litoral sul do Estado de São Paulo. Trato do movimento tupi guarani a partir de diversos contextos relacionais tais como a escola indígena, as festas, apresentações para não indígenas, gravação de um CD/DVD de modo a mostrar o conflito como princípio da conjunção e disjunção de coletivos, que perpassa os modos de adquirir conhecimentos e captura os não indígenas tanto por torná-los parentes como por pacificá-los em iniciativas de turismo em que cultura é objetificada.
Título em inglês
Undo  and redo collectives: the tupi guarani movement
Palavras-chave em inglês
Amerindian politics
Ethnology
Movement
Piaçaguera indigenous reservation
Tupi Guarani
Resumo em inglês
The recurrence of the word conflict in my fieldwork notebooks and variations of the word in expressions such as: "there is much disunion", "there is no more peace" or phrases like "she's being chased", are the starting point of this thesis conducted among Tupi Guarani families who live at the Piaçaguera indigenous reservation, at the southern coast in São Paulo State. I approach the Tupi Guarani movement from various relational contexts: indigenous schools, festivals, presentations to non-Indians and the recording of a CD / DVD. To show conflict as a principle of conjunction and disjunction of groupings of people that pervades the modes of acquiring knowledge and capturing the non-indigenous, both by turning them into relatives and by pacifying them in tourism initiatives where "culture" is objectified.
 
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Data de Publicação
2015-06-29
 
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