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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.8.2009.tde-24082009-170851
Documento
Autor
Nome completo
Luis Donisete Benzi Grupioni
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Gallois, Dominique Tilkin (Presidente)
Azevedo, Marta Maria do Amaral
Monserrat, Ruth Maria Fonini
Souza, Lynn Mario Trindade Menezes de
Vidal, Lux Boelitz
Título em português
Olhar longe, porque o futuro é longe - cultura, escola e professores indígenas no Brasil
Palavras-chave em português
Direitos indígenas
Educação escolar indígena
Objetivação da cultura
Políticas públicas
Professores indígenas
Resumo em português
Mundialmente multiplicam-se os contextos institucionais em que representantes indígenas são instados a produzirem discursos sobre suas próprias culturas. No Brasil, em particular, emergem, de forma sui generis, os contextos formais de escolarização indígena que se estruturaram ao longo dos anos 90, e se tornaram locus produtivos de enunciados culturais. Essa tese analisa como se deu a constituição da proposta de educação diferenciada como um direito dos grupos indígenas no Brasil. Investiga como se constituiu uma política pública de educação escolar indígena e os percalços pelos quais ela vem passando na medida em que a instituição escolar dissemina-se pelas terras indígenas, Brasil afora. Tomando a formação de professores indígenas como central para a viabilização da propagada educação diferenciada, problematiza os discursos indígenas sobre cultura proferidos a partir da escola indígena.
Título em inglês
To look forward, since the future is far away culture, school and indigenous teachers in Brazil
Palavras-chave em inglês
Indigenous rights
Indigenous school education
Indigenous teachers
Objectification of culture
Public policies
Resumo em inglês
All over the world, institutional venues giving voice to indigenous representatives have multiplied, compelling them to produce speeches on their own culture. Throughout the 90s, a distinct formal indigenous educational system has emerged, particularly in Brazil, and it serves as a productive locus to enunciate cultural statements. This thesis analyzes the proposal of distinguished education as a right of the indigenous peoples in Brazil. It investigates how a public policy specific for indigenous school education has been structured and the mishaps coming from the spread of the school institution throughout the indigenous lands in Brazil. Taking into account the coaching of indigenous teachers as central for the fulfilment of the disseminated distinguished education, it puts in question the indigenous statements on culture voiced from the indigenous school.
 
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Data de Publicação
2009-08-24
 
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