• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2012.tde-22082012-100255
Documento
Autor
Nombre completo
Joana Cabral de Oliveira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2012
Director
Tribunal
Gallois, Dominique Tilkin (Presidente)
Emperaire, Laure
Lima, Tânia Stolze
Moises, Beatriz Perrone
Santos, Gilton Mendes dos
Título en portugués
Entre plantas e palavras. Modos de constituição de saberes entre os Wajãpi (AP)
Palabras clave en portugués
Antropologia da ciência
Botânica
Classificação e percepção
Conhecimento
Etnologia
Wajãpi
Resumen en portugués
Esta pesquisa, realizada entre os Wajãpi (grupo Tupi-Guarani, localizado no Amapá) tem como cerne os modos wajãpi de conhecer a floresta. Tomando como fio condutor os saberes e os enunciados sobre as plantas que a compõe, a tese se inicia com uma análise das formas de classificação dos vegetais (suas composições, arranjos e operacionalizações na vida cotidiana), para, em seguida, enveredar pelos modos de percepção que orientam as relações travadas entre os Wajãpi, os vegetais e outros habitantes da floresta (tais como animais, donos, espíritos, etc.), para, por fim, abordar as concepções nativas sobre o conhecimento e o aprendizado. Essa etnografia é apresentada tendo como linha de fuga uma reflexão acerca dos modos científicos de produção do saber botânico, a qual foi elaborada a partir de uma pesquisa de campo junto a alguns taxonomistas e da leitura de uma bibliografia pertinente. A presença dessa análise concisa não tem, todavia, o objetivo de uma comparação estrita entre ciência e conhecimento wajãpi, mas antes matizar em um jogo de aproximações e distanciamentos os processos em ambos os contextos, visando um melhor entendimento tanto dos modos wajãpi de conhecer, bem como evidenciar aspectos de algumas analises teóricas que se debruçaram sobre a temática do conhecimento tradicional, tendo como oposição uma concepção estabilizada de ciência.
Título en inglés
Among plants and words. Models of Constitution of knowledge between the Wajãpi (AP)
Palabras clave en inglés
Anthropology of science
Botany
Classification and perception
Ethnology
Knowledge
Wajãpi
Resumen en inglés
This research among the Wajãpi indians (Tupi-Guarani group) from Amapá (BR), it has its core in the wajãpi ways of knowing the forest. Taking as a guide the knowledge and the statements about the plants that comprise the forest that surrounds them, the thesis begins with an analysis of the forms of plant classification (its compositions, arrangements and operationalization in everyday life), to then pursue modes of perceptions that guide the relations between the Wajãpi, vegetables and other forest dwellers (such as animals, masters, spirits ...), to finally address their conceptions about knowledge and learning. This ethnography is presented with a line of flight which comprises a reflection on the scientific mode of production of botanical knowledge, which was developed from a field research with some plant taxonomists and a perusal of relevant literature. The presence of this concise analysis on botany has not, however, the goal of a strict comparison between science and wajãpi knowledge, but to compound - in a motion of similarities and differences - the processes in both contexts, aiming a better understanding of both the wajãpi ways of knowing, as well as show some aspects of theoretical analyzes of traditional knowledge which are based on a stabilized conception of science.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2012-08-22
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.