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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2012.tde-20082012-110915
Documento
Autor
Nome completo
Marcos Vinicius Malheiros Moraes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Dawsey, John Cowart (Presidente)
Cohn, Clarice
Hikiji, Rose Satiko Gitirana
Título em português
A construção da infância em uma escola pública de educação infantil da cidade de São Paulo
Palavras-chave em português
Construção de gênero
Infância
Mímesis
Paradigmas do teatro na antropologia (Artaud)
Performance
Resumo em português
Propõe-se a realização de uma análise sobre a produção da infância em uma escola pública de educação infantil da cidade de São Paulo, a partir de uma teoria etnográfica que contemple os diversos contextos culturais e atores sociais envolvidos em sua produção. O objetivo desta análise é examinar a emergência de um drama infantil particular e a proveniência das crianças, que se constituem enquanto atores sociais no processo, embora a elas se atribua a qualidade de infante, por meio de um modo particular de relacionar-se com suas falas, regendo os sentidos por elas produzidos. Para evitar esta atribuição, a pesquisa deve escutar as falas infantis de um modo distinto daquele habitual, o que pode ser feito a partir da análise dos elementos residuais geralmente tidos como marginais nas experiências deste drama. Com o intuito de compreender a particularidade deste drama, enfatizaram-se os diferentes usos da mímesis na escola: como elemento na regência das relações de sentido e meio pelo qual se produz o organismo do ser aluno, mas, por outro lado, é preciso evidenciar a mímesis como fonte de estranhamentos em relação às realidades produzidas na escola, sobretudo a partir das performances e nos momentos de "bagunça". As brincadeiras apresentam-se como fontes para se compreender as perspectivas das crianças sobre as produções socioculturais de realidade em que elas se engajam: seja para tornar-se aluno, seja para distinguir-se enquanto menino ou menina.
Título em inglês
The construction of childhood in a public school of early childhood education in the city of São Paulo
Palavras-chave em inglês
Childhood
Construction of gender
Mimesis
Performance
Theater paradigms in anthropology (Artaud)
Resumo em inglês
It is proposed to conduct an analysis on the production of childhood in a public school of early childhood education in the city of São Paulo, from an ethnographic theory that considers the cultural context and social actors involved in its production. The purpose of this analysis is to examine the emergence of a childhood drama and the provenance of particular children, who are regarded as social actors in this social process which gives them their quality of infants through a particular way of relating with their speech, conducting the way they produce. To avoid this assignment, the research should listen to children speeches in a manner different from that usual, which can be done from the analysis of residual elements generally regarded as marginal in the experiences of this drama. In order to understand the peculiarity of this drama, emphasized the varying uses of mimesis in school: as an element in conducting of the relations of sense and means by which the body produces to be a student, but on the other hand, we must show mimesis as a source of estrangement from the realities produced in school, especially from the performances and moments of "mess". The games are presented as sources for understanding the perspectives of children on the production of socio-cultural reality in which they engage, is to become a student, is to distinguish himself as a boy or girl.
 
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Data de Publicação
2012-08-20
 
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