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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2014.tde-19052015-133604
Documento
Autor
Nome completo
Guilherme Kazuo Lopes Yokote
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Hikiji, Rose Satiko Gitirana (Presidente)
Barbosa, Andrea Claudia Miguel Marques
Frúgoli Junior, Heitor
Título em português
O mundo dos nerds: imagens, consumo e interação
Palavras-chave em português
Antropologia visual
Bens audiovisuais
Consumo
Identidade
Nerds
Resumo em português
O termo nerd tem circulado há algumas décadas em meio aos mais variados lugares e circunstâncias, e seu significado tem oscilado conforme o contexto de seu emprego. Atualmente tem gradativamente deixado de lado um aspecto necessariamente pejorativo em detrimento a uma conotação mais branda, cada vez menos ligada a processos cognitivos (principalmente em âmbito escolar, acadêmico, científico) ou à capacidade de interação social e cada vez mais ligada à relação com um universo de bens culturais específicos. Essa mudança de concepção do termo, contudo, não é repentina e absoluta. Trata-se de um processo de transformação que articula signos distintos, com barreiras que nem sempre são nítidas. Considerando o termo nerd como categoria de autoafirmação e partindo de uma concepção que o interpreta como o indivíduo que possui uma estreita relação com um determinado conjunto de bens culturais específicos, esta dissertação se propôs a investigar a maneira como esses nerds interagem entre si por meio da apreciação compartilhada de bens, sobretudo, audiovisuais.
Título em inglês
The world of nerds: images, consumption and interaction
Palavras-chave em inglês
Audiovisual goods
Consumption
Identity
Nerds
Visual anthropology
Resumo em inglês
The term nerd has been circulating for a few decades around the most different places and circumstances, with its meaning oscillating according to the context of its use. Currently, it has been gradually keeping aside a necessarily offensive aspect to move over to a softer connotation, less connected to cognitive processes (specially on academic and scientific environments) or the ability to perform social interactions and more connected to the relationship established with specifics cultural goods. This change regarding the conception of the term, however, is not sudden e absolute. It is a process of transformation that articulates distinct signs, with barriers that are not always clear. Considering the term nerd as a self-affirmation category, and based in a conception that interpreted it as the individual that has a strict relationship with a certain set of specific cultural goods, this dissertation intended to investigate the way those nerds interact with each other through a shared consumption of goods, specially, audiovisual.
 
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Data de Publicação
2015-05-19
 
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