• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2013.tde-17122013-124311
Document
Auteur
Nom complet
Guilhermo André Aderaldo
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2013
Directeur
Jury
Frúgoli Junior, Heitor (Président)
Almeida, Heloisa Buarque de
Cevasco, Maria Elisa Burgos Pereira da Silva
Kuschnir, Karina
Valladares, Licia do Prado
Titre en portugais
Reinventando a "cidade": disputas simbólicas em torno da produção e exibição audiovisual de "coletivos culturais" em São Paulo
Mots-clés en portugais
Audiovisual
Centro
Cidade
Periferia
Sociabilidade urbana
Resumé en portugais
A presente pesquisa tem como principal interesse compreender o modo pelo qual a relativa democratização do acesso a dispositivos de comunicação (sobretudo audiovisuais) em um contexto animado por expressivas mudanças nos paradigmas responsáveis pela orientação de políticas culturais e sociais no Brasil tem gerado condições para a produção e o fortalecimento de novos imaginários sobre a cidade e suas divisões, os quais vêm estimulando leituras concorrenciais relacionadas às distintas interpretações dadas à fronteira que regula o cruzamento entre as noções de centro e periferia. Para tanto, centra-se na investigação das relações e representações produzidas pelo Coletivo de Vídeo Popular (CVP); uma rede formada por diversas associações (coletivos) cuja integração decorre de vínculos entre conjuntos heterogêneos de pessoas interessadas no uso de ferramentas audiovisuais como forma de ocupação de espaços urbanos precários. Ao analisar o campo de relações e disputas simbólicas nos quais esses agentes se engajam, atentando para o modo como as noções de centro e periferia aparecem em variados contextos interacionais, pretende-se compreender as inúmeras implicações ligadas à polissemia desses conceitos e à maneira pela qual os mesmos podem ser utilizados taticamente em distintas situações sociais.
Titre en anglais
Reinventing the "city": symbolic disputes over the production and audio-visual display of "cultural collectives" in São Paulo
Mots-clés en anglais
Audiovisual
Center
City
Periphery
Urban sociability
Resumé en anglais
This research has the primary interest to understand the way in which the relative democratization of access to communication devices (especially audiovisual) - in a context animated by expressive changes in paradigms responsible for cultural and social policy guidance in Brazil they have been generating conditions for the production and strengthening of new imaginary of the city and its divisions, which have been stimulating concurrent readings related to the different interpretations given to the border which regulates the crossing between the notions of "center" and "periphery." To do so, it focuses on the investigation of relations and representations around the Coletivo de Vídeo Popular (CVP). A network of various associations (collectives) whose integration stems from links between heterogeneous sets of people interested in the use of audiovisual tools as a way of "occupation" of precarious urban spaces. When analyzing the field of relationships and symbolic disputes in which these agents are engaged, paying attention to how the notions of "center" and "periphery" appear in a variety of interactional contexts, the aim is to understand the many implications related to the polysemy of these concepts and how they can be used "tactically" in different "social situations".
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2013-12-17
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.