• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2019.tde-17092019-155646
Documento
Autor
Nombre completo
Renata Freitas Machado
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Nascimento, Silvana de Souza (Presidente)
Marques, Ana Claudia Duarte Rocha
Ramos, Danilo Paiva
Sautchuk, Carlos Emanuel Manzolillo
Vianna, Anna Catarina Morawska
Título en portugués
As folhas vermelhas do mangue: uma etnografia sobre os mortos, a morte e a maré em Matarandiba (BA)
Palabras clave en portugués
Maré
Marisqueiras
Matarandiba
Mortos
Pescadores
Técnica
Resumen en portugués
Esta tese resulta de uma etnografia sobre as marisqueiras e pescadores na Vila de Matarandiba, Ilha de Itaparica, Bahia. O estudo trata das relações estabelecidas com a morte, os mortos e a maré. Começo com a morte de uma senhora marisqueira da comunidade. Percorro o cemitério e as narrativas tecidas neste espaço. Em seguida, chego na maré e descrevo as atividades pesqueiras. Chego à cratera (acidente geológico ocorrido na Ilha de Matarandiba) que assusta os vivos e ameaça a memória dos mortos. Acompanhar a movimentação das mulheres marisqueiras entre a maré e a casa me levou a considerar a maré como um lugar central na vida das pessoas da Vila: lugar de memória, socialização e para criação e nutrição dos filhos. Assim, exploro a concepção local da maré como um espaço-tempo que permite compreender - através das técnicas e performances de pescadores e marisqueiras - as relações essenciais da comunidade com a maré, o parentesco e a morte. Tendo a morte e os mortos como sujeito de pesquisa, foi inevitável que as dimensões da vida se manifestassem através das atividades produtivas da vila (a pesca e a mariscagem), da costura das relações de parentesco, do gênero e das relações de poder. Este estudo parte da abordagem metodológica da antropologia da performance em diálogo com a noção de técnica enquanto categoria analítica.
Título en inglés
The red leaves of the mangrove: An ethnography on the dead, death and tide in Matarandiba (BA)
Palabras clave en inglés
"Marisqueira"
Dead
Fishermen
Matarandiba
Technics
Tide
Resumen en inglés
This thesis is the result of an ethnography about the marisqueiras (women who collect shellfish) and fishermen in the village of Matarandiba, Ilha de Itaparica, Bahia. The study deals with the relationships established with death, the dead and the tide. I begin with the death of a marisqueiras lady from the community. I walk through the cemetery and the narratives woven in this space. Then I arrive at the tide and describe the fishing activities. The relationships in this crossing are permeated by kinship and by the division of labor based on gender. We arrive at the crater (a geological accident that occurred on the island of Matarandiba) that frightens the living and threatens the memory of the dead. Accompanying the movement of marisqueiras between the tide and the house led me to consider the tide as a central place for people's lives in the village: a place of socialization, of memory and for raising and nourishing their children. Thus, I explore the local conception of the tide as a space-time that allows understanding - through the techniques and performances of fishermen and shellfishes - the essential relations of the community with the tide, kinship and death.With death and the dead as the subject of research, it was inevitable that the dimensions of life would manifest themselves through the productive activities of the village (fishing and shellfishing), the sewing of kinship relations, gender and power relations. This study starts from the methodological approach of performance anthropology in dialogue with the notion of technique as an analytical category.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2019-09-17
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.