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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.8.2012.tde-13032013-121912
Documento
Autor
Nome completo
Iolanda Barros de Oliveira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Silva, Laura Moutinho da (Presidente)
Neves, Paulo Sérgio da Costa
Silva, Marcia Regina de Lima
Título em português
"Diversidade" na educação básica: um olhar antropológico sobre a construção de determinadas premissas legais e institucionais
Palavras-chave em português
Diversidade
Educação
Nação brasileira
Relações raciais
Sistema educacional
Resumo em português
A partir da articulação entre dois campos de conhecimento distintos, a Antropologia e a Educação, esse trabalho teve como objetivo problematizar as construções de categorias e significados relativos à temática da diversidade em discursos e práticas educacionais. Buscou-se, também, compreender de que maneira essas categorias são mobilizadas em diferentes instâncias: nos discursos institucionais e acadêmicos e naqueles produzidos no cotidiano escolar. Muito se produz nas ciências sociais a respeito dessas questões, embora seja mais ou menos recente a tentativa de articular diversas categorias (raça, gênero, classe, sexualidade, idade etc.) com vistas a compreender como a diversidade é construída e manipulada em toda sua complexidade. A presente pesquisa pretendeu contribuir para essa reflexão.
Título em inglês
Diversity in basic education: an anthropological look on the construction of certain legal and institutional premises
Palavras-chave em inglês
Brazilian nation
Diversity
Education
Educational system
Racial relations
Resumo em inglês
Starting from the articulation between two distinct fields of knowledge, Anthropology and Education, this dissertation had as its main objective to problematize the way categories and meanings towards the theme diversity are constructed in educational discourses and practices. Another objective was to understand the way those categories are used in different fields, such as institutional and academic discourses, as well as discourses produced in the school everyday life. Quite a lot has been produced about this subject, although the attempt to articulate different categories (race, gender, class, sexuality, age etc.) in order to understand the complex construction of diversity may be recent. This dissertation intended to contribute to this reflection.
 
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Data de Publicação
2013-03-13
 
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