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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2012.tde-12122012-125717
Documento
Autor
Nome completo
Ewelter de Siqueira e Rocha
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Hikiji, Rose Satiko Gitirana (Presidente)
Dawsey, John Cowart
Gonçalves, Marco Antonio Teixeira
Novaes, Sylvia Maria Caiuby
Sandroni, Carlos
Título em português
Vestígios do sagrado: uma etnografia sobre formas e silêncios
Palavras-chave em português
Altares domésticos
Antropologia visual
Arte religiosa
Etnomusicologia
Juazeiro do Norte
Resumo em português
Este estudo trata-se de uma etnografia sobre formas sagradas. O nosso campo empírico foi a cidade de Juazeiro do Norte, município situado no sul do Ceará, um dos maiores centros de romaria popular do Brasil, enfocando em particular a Ladeira do Horto, caminho velho que conduz à estátua do Padre Cícero. A partir de uma cooperação teórica entre os campos da etnomusicologia e da antropologia visual, realizamos uma reflexão sobre processos não narrativos de enunciação e produção de poder sagrado. A provocação empírica que move esta discussão foi identificada durante a nossa pesquisa de mestrado, concluída no ano de 2002, questão inicialmente circunscrita ao âmbito da significação musical. Percebemos, naquela época, que algumas músicas do repertório religioso tradicional, verdadeiros tesouros para os devotos mais idosos, eram rechaçadas pelos católicos modernos, sendo seu canto considerado um chamariz de infortúnios, prenúncio de má sorte. Retomada nesta pesquisa de doutorado, a velha provocação mostrou uma envergadura infinitamente maior, transcendendo o domínio sonoro e abrangendo todo um conjunto de expressividades relacionadas a uma prática devocional voltada para o cultivo da penitência como principal preceito religioso na economia de salvação das almas. Esta pesquisa procura mostrar como foi possível a esses devotos idosos preservarem a sua identidade penitencial sem prejuízo do sentimento de unidade religiosa com a Igreja Católica, cuja orientação doutrinária atual constrange as práticas devocionais centradas no exercício da penitência e da mortificação do corpo. Alvitramos a existência de uma doutrina penitencial apócrifa que apesar de não ser propalada nos discursos sobre religião está consignada no repertório musical dos antigos benditos, nos altares domésticos e na corporeidade das velhas beatas, instâncias que elaboram um espaço estético de plausibilidade capaz de legitimar o valor sagrado da penitência e de preservar nos devotos a convicção sobre obediência e unidade católica.
Título em inglês
Vestiges of the sacred: an ethnography of forms and silences
Palavras-chave em inglês
Ethnomusicology
Home altars
Juazeiro do Norte
Religious art
Visual anthropology
Resumo em inglês
This study is an ethnography regarding sacred forms. Our empirical field was the city of Juazeiro do Norte, which is located in the south of Ceará, one of the biggest centers of popular pilgrimage in Brazil, emphasizing the old path that leads to the statue of Padre Cícero called Ladeira do Horto. By means of a theoretical cooperation between the fields of ethnomusicology and visual anthropology, we carried out a reflection on non-narrative processes of enunciation and production of sacred power. The empirical provocation that guides this discussion was identified during our previous research for the masters degree back in 2002. At that time, the point of the study was musical significance, and we realized that some songs of the traditional religious repertoire, considered to be real treasures for the older devotees, were refused by the modern catholics, since they were thought to attract bad things. The old provocation resumed on this doctoral research has shown a wider scope, transcending the sound domain and incorporating now a number of means of expression related to a devotional practice that considers penitence as the main religious rule on the economy of salvation of the souls. This research aims to show how it was possible for these old devotees to preserve their penitential identity without any loss as to the feeling of religious unity with the Catholic Church, whose doctrinaire orientation nowadays reproves the devotional practices based on penitence and mortification of the body. We suggest the existence of an apocryphal penitential doctrine that, in spite of not being mentioned on religious speeches, is present on the musical repertoire of the old benditos, as well as in the home altars and on the corporeal image of the old beatas, instances that create an aesthetic space of plausibility that is able to legitimate the sacred value of penitence and preserve on the devotees the conviction regarding obedience and catholic unity.
 
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Data de Publicação
2012-12-12
 
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