• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2011.tde-10052012-084930
Documento
Autor
Nombre completo
Eva Lenita Scheliga
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2011
Director
Tribunal
Montero, Paula (Presidente)
Almeida, Ronaldo Romulo Machado de
Giumbelli, Emerson Alessandro
Marques, Ana Claudia Duarte Rocha
Peixoto, Fernanda Arêas
Título en portugués
Educando sentidos, orientando uma práxis - etnografia das práticas assistenciais de evangélicos brasileiros
Palabras clave en portugués
ação social evangélica
pentecostalismo
protestantismo
Resumen en portugués
A presente tese toma as práticas assistenciais evangélicas como objeto privilegiado para a análise das relações entre religião e esfera pública, aqui compreendida como uma arena de mediação de sentidos. Amparada pela abordagem desenhada por Habermas, formula-se a hipótese de que a assistência seria uma espécie de baliza que permite atribuir verossimilhança a determinados posicionamentos públicos, dado que faculta conexões muito singulares entre diferentes campos discursivos (como religião, direito, política e economia) e que, quanto mais complexas forem estas conexões, maior abrangência terá a argumentação e, por consequência, tanto maior será a probabilidade de ela ser levada em consideração na esfera pública. Elementos oriundos da teoria da prática formulada por Bourdieu também são utilizados para analisar estas relações. Disto resulta propor que os diferentes arranjos que permitem ampliar os sentidos atribuídos à assistência estejam intrinsecamente relacionados a disposições que, embora sejam compartilhadas, podem ser diferentemente acionadas em cada contexto de ação. Para refletir sobre em que termos estas relações são produzidas e como são agenciados diferentes códigos compartilhados, toma-se como recorte empírico a Igreja Universal do Reino de Deus e a Rede Evangélica Nacional de Ação Social, investindo-se na produção de uma etnografia de seus agentes e de suas práticas
Título en inglés
Educating senses, guiding a practice an ethnography of practices of assistance among Brazilian evangelicals
Palabras clave en inglés
assistance
evangelical social action
Pentecostalism
Protestantism
Resumen en inglés
This dissertation takes evangelical practices of assistance as a privileged object to analyze the relations between religion and the public sphere, which are understood as an arena for the mediation of meanings. Based on the approach designed by Habermas, the hypothesis is that assistance is something that would guide us in attributing verisimilitude to certain public positions, for it allows for very particular connections between different discursive fields (such as religion, law, politics, economy), and the more complex these connections are, the more encompassing argumentation will be; as a consequence, the greater is the probability that it will be taken into consideration in the public sphere. Elements from the theory of practice formulated by Bourdieu are also used to analyze these relations. The result is that the different arrangements that make it possible to broaden the meanings attributed to assistance are closely related to dispositions which, although they are shared, may be resorted to differently in each context of action. In order to think of how these relations are produced and how different codes shared are arranged, an ethnography of the agents and practices of the Universal Church of the Kingdom of God and the Brazilian National Evangelical Network of Social Action was carried out
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
2010_EvaScheliga.pdf (9.56 Mbytes)
Fecha de Publicación
2012-05-16
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.