• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2010.tde-08122010-141343
Documento
Autor
Nombre completo
Rodrigo Gomes Lobo
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2010
Director
Tribunal
Almeida, Heloisa Buarque de (Presidente)
Idargo, Alexandre Bergamo
Peixoto, Fernanda Arêas
Título en portugués
Processos de socialização em jornalismo: adestrando 'focas' ou treinando trainees
Palabras clave en portugués
Antropologia da mídia
Aprendizagem
Habitus
Jornalismo
Mídia impressa
Resumen en portugués
Como um profissional iniciante se torna um jornalista? Como tais profissionais definem o que é jornalismo? O que os capacita a exercerem suas atividades e confirma seu estatuto de jornalistas? Quais os outros agentes e agências envolvidos nesse processo? O presente trabalho discute essas questões a partir de dois cursos de jornalismo oferecidos por empresas paulistanas que atuam com foco no jornalismo impresso diário empresarial. Pretende-se, através de entrevistas e da etnografia desses dois espaços de socialização, analisar as visões de mundo e as concepções de conhecimento implicadas nesses contextos de aprendizagem que engendram matrizes de percepção, ação e apreciação da realidade em que estão entremeados diversos interesses vitais: políticos, mercadológicos, jornalísticos.
Título en inglés
Socialization processes in journalism: training "focas" or trainees
Palabras clave en inglés
Anthropology of media
Habitus
Journalism
Learning
Print media
Resumen en inglés
How do beginners turn into journalists? How do they define what is journalism? What enables them to carry out their activities and confirm their status as journalists? Which are other agents and agencies involved in this process? This thesis discusses these issues from two journalism courses offered by companies that operate in São Paulo, focusing on daily print journalism. Through interviews and ethnography of these two spaces of socialization, this work intends to analyze the worldviews and conceptions of knowledge involved in such learning contexts. Those types of knowledge engender matrices of perception, action and assessment of the reality in which are imbedded several vital interests: political, marketing, journalism.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2010-12-10
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.