• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2007.tde-07042008-101429
Documento
Autor
Nombre completo
Daniela Carolina Perutti
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2007
Director
Tribunal
Schwarcz, Lilia Katri Moritz (Presidente)
Dawsey, John Cowart
Lourenco, Maria Cecilia Franca
Título en portugués
Gestos feitos de tinta: as representações corporais na pintura de Almeida Júnior
Palabras clave en portugués
Corporalidade
José Ferraz de Almeida Júnior
Pintura brasileira
Regionalismo
século XIX
Resumen en portugués
Esta dissertação de mestrado versa sobre o pintor ituano José Ferraz de Almeida Júnior (1850-1899), conhecido principalmente por suas telas de temática regionalista. O principal objetivo do trabalho consiste em entender como, por meio da representação corporal do caipira e de outras personagens, o artista é produto e produtor de um certo imaginário sobre São Paulo - justamente em um período no qual a pauta de discussão entre as elites paulistas é a afirmação de uma identidade para o Estado. Tanto em suas pinturas de meios urbanos, quanto nas de conteúdo regionalista, foi possível identificar como os corpos das figuras representadas e a sua relação com o meio físico expressam uma série de ambivalências. No caso das telas em que os caipiras são protagonistas, por exemplo, existe, por um lado, a intenção de valorizar essas personagens e o seu modo de vida e; por outro, a luz e tonalidade de suas peles os tornam muito semelhantes ao ambiente no qual estão inseridos - composto pela luz solar e pelo chão de terra batida - como se ambos fossem feitos das mesmas substâncias. Nesse sentido, seria possível aproximar os caipiras de Almeida Júnior a uma série de discursos deterministas do período que caracterizam o ser humano como produto de seu meio físico. Além disso, por meio de comparações sucessivas entre os diversos gêneros de pinturas produzidos pelo artista, tentou-se compreender por que tais representações foram eficazes, de um ponto de vista simbólico, já que reconhecidas por sua fortuna crítica como precursoras de uma arte moderna no Brasil.
Título en inglés
Gestures made of paint: the corporal representation in Almeida Júnior' s paints
Palabras clave en inglés
19th century
Brazilian paint
Embodyment
José Ferraz de Almeida Júnior
Regionalism
Resumen en inglés
This master's dissertation is about José Ferraz de Almeida Júnior (1850-1899), a painter born in Itu, mainly known for his regionalistic tematic paints. The main objective consists in understand how, through the corporal representation of the peasant and other characters, the artist is a product and a producer of a certain imaginary of São Paulo - exactly in a period when the discussion theme among the paulist elite is the affirmation of an identity for the state. Both in paintings about urban environment, and in those of regionalistic subject, it was possible to identify how the represented characters' bodies and their relashionship with the physical environment express a series of ambivalences. In the paintings which the peasants are the protagonists; in one sense, there is an intention in valuing these characters and their way of life and; in another, the light and tonality of their skins make them very similar to the ambient which they are setted - composed by the solar light and the ground - as if both were maid of the same substances. In this sense, it would be possible to aproximate the Almeida Júnior's peasants to a series of deterministic discourses of the epoch that characterize the human being as a product of his physical environment. Besides that, throughout sucessives comparisons between the several painting genres produced by the artist, it was tried to understand why his representations were eficient from the simbolic point of view, since they were recognyzed by his critics as precursors of a modern art in Brazil.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2008-06-25
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.