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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2007.tde-03092007-140545
Documento
Autor
Nome completo
Isabela Oliveira Pereira da Silva
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Peixoto, Fernanda Areas (Presidente)
Quilici, Cassiano Sydow
Schwarcz, Lilia Katri Moritz
Título em português
Bárbaros tecnizados: cinema no teatro oficina
Palavras-chave em português
Antropologia
Cinema
Oficina
Teatro
Vídeo
Resumo em português
O objetivo deste trabalho é a investigação de um dos aspectos menos conhecidos da trajetória do grupo Teatro Oficina: sua produção audiovisual. O cinema (compreendendo toda a produção audiovisual) é tomado como fio condutor para que entendamos o trabalho do "Oficina" na sua chamada fase subterrânea, período que compreende a suspensão das atividades do teatro na década de 1970 até a reconstrução do prédio e sua reabertura na década de 1990. Apesar da "fase subterrânea" ser considerada por parte da crítica como um período de esgotamento do grupo, é neste período que se dá a construção de um audacioso projeto cujas bases estão em outras linguagens como o cinema, a televisão, o vídeo e seus desdobramentos, tais como a transmissão de imagens e sons via Internet. A produção audiovisual em questão será considerada como uma espécie de "diário" do "Oficina", tomando de empréstimo a própria definição de seus realizadores, já que aí o grupo anota impressões, sentimentos, experiências e vestígios de um percurso. Nosso objetivo é, com base nos fragmentos deste "diário", tentar reconstituir os rumos da longa viagem empreendida pelo "Oficina" nesta fase.
Título em inglês
The least known aspects in the work of Oficina Theatre: its audiovisual production
Palavras-chave em inglês
Anthropology
Cinema
Oficina
Theatre
Video
Resumo em inglês
In this work the goal is to analyze one of the least known aspects in the work of Oficina Theatre, its audiovisual production. The cinema (the audivisual production) is taken as the guide in order to understand the work of "Oficina" during its so called "underground phase", a period which starts in 1970´s, when the theatric activities are suspended until its build rebuilding and reopening in 1990´s. Notwithstanding this "undergound phase" is considered as an empty period, there is in this period the construction of an audacious project, grounded in another languages like cinema, television, video and its developments as simultaneous internet transmission. The audiovisual production shall be considerd as a kind of "Oficina's "diary", using its accomplishers' definition, therefore the "group" notes its impressions, feelings, experiences and remains of a journey. Our goal is, grounded in fragments of this diary, try to restore the rotes of a long trip that "Oficina" attempted during this phase.
 
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Data de Publicação
2007-10-04
 
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