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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2016.tde-01032016-155738
Documento
Autor
Nome completo
Augusto Ventura dos Santos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Gallois, Dominique Tilkin (Presidente)
Grupioni, Luis Donisete Benzi
Pereira, Leví Marques
Título em português
Políticas afirmativas no ensino superior: estudo etnográfico de experiências indígenas em universidades do Mato Grosso do Sul (Terena e Kaiowá-Guarani)
Palavras-chave em português
Ensino superior indígena
Etnografia
Kaiowá e Guarani
Modos de conhecimento
Políticas afirmativas
Redes de relações
Terena
Resumo em português
A partir do começo dos anos 2000, verifica-se um aumento significativo da demanda de populações indígenas residentes no Brasil pelo ingresso na universidade. Este debate de importância crescente vem trazendo questões valiosas para as políticas afirmativas interessadas na democratização do ensino superior no país. A presente dissertação visa contribuir com esse ramo de discussões através do exame etnográfico de experiências de duas populações indígenas em universidades do Mato Grosso do Sul: os Terena e os Kaiowá-Guarani. De um lado, busca acompanhar redes de relações envolvidas na participação massiva de estudantes terena em cursos regulares de universidades públicas da região. De outro, procura descrever experiências do cotidiano do Teko Arandu, licenciatura indígena que tem engajado centenas de professores Kaiowá e Guarani. A descrição etnográfica da pluralidade de práticas e reflexões de cada caso aponta para a existência de modos de conhecimento e modos de vida próprios, que se atualizam de maneira muito singular no contexto universitário. Assim, ingressar no ensino superior parece estar ligado a uma disposição muito própria dos Terena de ir em busca de melhores e mais amplas posições no mundo lá fora, adensando suas articulações, fazendo valer seu protagonismo e imprimindo sua conduta particular. O Teko Arandu, por sua vez, parece constituir uma das importantes alternativas no bojo das quais os Kaiowá e Guarani vêm buscando o fortalecer o ñande reko (nosso sistema); alternativas que envolvem experimentações e conexões criativas com tecnologias do karai reko, sistema dos brancos.
Título em inglês
Affirmative actions on higher education: ethnographic research on Indigenous experiences in universities of Mato Grosso do Sul (Terena and Kaiowá-Guarani)
Palavras-chave em inglês
Affirmative actions
Ethnography
Indigenous higher education
Kaiowá and Guarani
Networks
Terena
Ways of knowlegde
Resumo em inglês
From the early years of the 2000s, there has been a significant increase in the demand put forth by indigenous populations in Brazil to ingress in universities. This debate of growing importance has brought about valuable issues concerning affirmative action interested in the democratization of higher education in this country. This thesis aims to contribute to this branch of discussions through an ethnographic investigation of the higher education experiences of two indigenous populations in the state of Mato Grosso do Sul: the Terena and the Kaiowá-Guarani. On one hand, the research seeks to follow the networks of relations engaged in the massive participation of Terena students in regular courses in the regions public universities. On the other hand, it describes the quotidian experiences of the Teko Arandu, an indigenous teacher education program, that has involved hundreds of Kaiowá and Guarani teachers. The ethnographic description of the plurality of practices and reflections in each of these cases points to the existence of specific ways of knowledge and ways of living, that are actualized in a very singular manner in the university context. In this sense, for the Terena entering higher education seems to be related to a proper disposition to seek broader and better positions in the world out there, thereby densening their connections, fulfilling their roles as social protagonists and imprinting their particular conduct. The Teko Arandu program, in turn, seems to constitute one of the important alternatives sought by the Kaiowá and Guarani in order to strengthen the ñande reko (our system); such alternatives involve experimentation and creative connections with technologies pertaining to the karai reko, the non-indigenous peoples system.
 
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Data de Publicação
2016-03-01
 
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