• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2013.tde-29072013-104838
Documento
Autor
Nome completo
José Calixto Kahil Cohon
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Safatle, Vladimir Pinheiro (Presidente)
Almeida, Jorge Mattos Brito de
Menezes Filho, Florivaldo
Título em português
Técnica e expressão na filosofia da música de Adorno
Palavras-chave em português
Adorno
Estética
Expressão
Música
Técnica
Resumo em português
Trata-se de discutir as reflexões estéticas de Adorno em torno das categorias de Expressão e Técnica. Expressão e Técnica são categorias dialéticas constitutivas de toda obra de arte. A expressão como polo subjetivo e a técnica como polo objetivo; ambas em tensão fazem o movimento da história da arte. Nas obras tardias da filosofia da música de Adorno é possível reconhecer a importância de tais categorias em suas intervenções diante das vanguardas do pós-guerra nas quais encontramos as formulações mais instigantes, precisas e utópicas do filósofo compositor.
Título em inglês
Technique and expression on Adorno's philosophy of music
Palavras-chave em inglês
Adorno
Aesthetic
Expression
Music
Technique
Resumo em inglês
It is to present reflections on Adorno aesthetic of music around the categories of Expression and Technique. Expression and Technical are dialectical categories that are constitutive to every work of art. The expression as subjective pole and technique as objective pole, both in tension, makes the history of art move on. In the late works of Adorno's philosophy of music is possible to recognize the importance of such categories in their speeches facing the vanguards of postwar where we found the most compelling, accurate and utopian formulations of the philosopher composer.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2013-07-29
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.