• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2014.tde-26052014-122902
Document
Auteur
Nom complet
Bruna Martins Coelho
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2013
Directeur
Jury
Safatle, Vladimir Pinheiro (Président)
Chaui, Marilena de Souza
Sibertin-blanc, Guillaume
Titre en portugais
O campo e os princípios de repetição: ensaio sobre o inconsciente segundo Gilles Deleuze (1953-1968)
Mots-clés en portugais
Bergson
Deleuze
Freud
Hume
Imanência
Inconsciente
Individuação
Jung
Kant
Lacan
Princípios
Proust
Repetição
Sacher-Masoch
Síntese
Resumé en portugais
Esta dissertação apresenta a inerência do problema do inconsciente à trajetória intelectual de Gilles Deleuze. Tendo como horizonte Diferença e Repetição, que responderia, entre outros, à tentativa de construir uma noção de inconsciente como um campo imanente correlata à crítica da imagem tradicional do pensamento, mostramos como este projeto já estava em germe em seus estudos monográficos sobre Hume, Bergson, Nietzsche, Proust e Sacher-Masoch. Junto à problematização do inconsciente como um campo ou um plano assubjetivo, Deleuze pensa os processos sintéticos de constituição do sujeito no tempo ou as individuações impessoais a partir da repetição, conceito ontológico maior, através de sínteses operadas pelo hábito, pela memória, pelo eterno retorno e pelo instinto de morte. Primeiramente apresentadas nas monografias de Deleuze, Diferença e Repetição reapresenta estas sínteses do tempo ou do inconsciente, refundando a estética transcendental. Recolocar o problema do inconsciente fornecendo-lhe um estatuto ontológico positivo depende de sua interlocução com as psicanálises freudiana e lacaniana e com as ontologias do negativo das quais eram tributárias.
Titre en anglais
The field and the repetition's principles: essay on Gilles Deleuze's concept of unconscious (1953-1968)
Mots-clés en anglais
Bergson
Deleuze
Freud
Hume
Immanence
Individuation
Jung
Kant
Lacan
Principles
Proust
Repetition
Sacher-Masoch
Synthesis
Unconscious
Resumé en anglais
The following dissertation introduces the "unconscious" as an intrinsical matter of Gilles Deleuze's intellectual path. Having as a horizon "Difference and Repetition", which would answer, among others, the attempt of constructing a notion of the "unconscious" as an "immanent field", simultaneously with the critic of the traditional image of thought, it is shown how this project was already being developt on his monographic studies about Hume, Bergson, Nietzsche, Proust and Sacher-Masoch. Together with the "unconscious" issue as a field, Deleuze thinks both the temporal and the constitutional of the subject, or of the unpersonal individualizations, processes from the repetition, major ontological concept, through the description of syntheses operated by habit, memory, the eternal return and by the death instinct. Firstly introduced on Deleuze's monographys, "Diference and Repetition" reintroduces these synthesis as of the "time" or of the "unconscious", refunding a transcendental esthetics. Replace the "unconscious" problem giving it a positive ontological status, depends on it's dialogue with Freud's and Lacan's psychoanalysis and with the ontologies of the negative, which they were tributed to.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2014-05-26
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.