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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2008.tde-25112008-171903
Documento
Autor
Nome completo
Maria Cristina Theobaldo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Cardoso, Sergio (Presidente)
Birchal, Telma de Souza
Favaretto, Celso Fernando
Rodrigues, Antonio Edmilson Martins
Souza, Maria das Gracas de
Título em português
Sobre o 'Da educação das crianças': a nova maneira de Montaigne
Palavras-chave em português
Exercício do julgamento
Filosofia moral
Formação
Humanismo renascentista
Montaigne
Resumo em português
Propomos neste estudo uma leitura e comentário do capítulo De l'institution des enfans, Livro I, 26, dos Essais de Michel de Montaigne. Trata-se de contribuir para a discussão e elucidação de um capítulo que, embora muito conhecido e mobilizado pela crítica especializada, sobretudo pelos historiadores da educação, apresenta um trabalho de interpretação quase sempre pouco atento aos desenvolvimentos próprios do texto. A tese labora em duas frentes: naquela da história e das concepções educacionais do humanismo renascentista e naquela - em que está seu interesse principal - da compreensão e articulação dos elementos essenciais do pensamento pedagógico de Montaigne. Ressaltamos o exercício do julgamento, a conversação como meio pedagógico e a importância da filosofia moral na formação dos jovens
Título em inglês
Of the education of children: the nouvelle manièrè of Montaigne
Palavras-chave em inglês
exercise of the judgment
Formation
Montaigne
Moral philosophy
Renaissance humanism
Resumo em inglês
The purpose of this study is to do a read and comment the chapter De l institution des enfans, Livre I, 26, of the Les Essais, wrote by Michel de Montaigne. It contributes to discuss and elucidate a chapter that, even though its very known and mobilized by the specialized critics, over all by the educations historians, presents an interpretation work almost always little intent to the proper developments of the text. The thesis deals in two fronts: in that one of the history and the educational conceptions of the Renaissance Humanism and in that one - in which exists its main interest - of the understanding and joint of the essential elements of the Montaignes pedagogical thought. We stand out the exercise of the judgment, the conversation as pedagogical instrument and the importance of the moral philosophy in the formation of the young
 
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Data de Publicação
2008-11-25
 
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