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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2012.tde-20082012-113651
Documento
Autor
Nome completo
Daniel Marcolino Claudino de Sousa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Favaretto, Celso Fernando (Presidente)
Fabbrini, Ricardo Nascimento
Matos, Yanet Aguilera Viruez Franklin de
Título em português
A diluição do autor na trilogia de Koker de Abbas Kiarostami
Palavras-chave em português
Abbas Kiarostami
Autoria
Cinema iraniano
Narração
Trilogia de Koker
Resumo em português
Esta dissertação tem por objetivo a análise estética da Trilogia de Koker, de Abbas Kiarostami, em especial do filme Através das Oliveiras, investigando os efeitos da tematização que o cinema faz de si próprio ao apresentar um filme dentro de outro, intencionalmente quebrando a ficção em prol de uma suposta comunicação mais direta com o espectador, o que gera neste a sensação de diferentes níveis de realidade. Essa discussão passa pelo tema da morte ou diluição da autoria a partir de autores como Derrida, Barthes e Foucault. Lança-se no encalço do Autor moderno, constituído segundo Adorno desde o Dom Quixote, de Cervantes, autor não absoluto, desinformado do destino de seus personagens e que, por isso, inclui no relato romanesco recursos (inclusive a metalinguagem) que passem a evidenciar aspectos de verossimilhança para se fazer crível ao novo leitor. Nessa discussão, emergem questões relacionadas ao fim da narrativa e da arte, a recepção do cinema iraniano, e o embaralhamento dos registros documental e ficcional. Por fim, problematiza as possibilidades de se contar uma história na contemporaneidade.
Título em inglês
The Dilution of Authorship in the Koker Trilogy by Abbas Kiarostami
Palavras-chave em inglês
Abbas Kiarostami
Authorship
Iranian cinema
Koker Trilogy
Narrative
Resumo em inglês
This work aims to build an aesthetic analysis of Koker Trilogy, by Abbas Kiarostami, specially the film Through the Olive Trees. It investigates the effects of meta-language procedures in cinema, when a film inside another one breaks the linear sequence in order to produce a relational aesthetic communication with the spectators. This opens space for the perception of different levels of reality. This discussion is also related to the topic of the death or dissolution of the authorship, as it is understood in the works of Derrida, Foucault and Barthes. By extension, the ideas of end of narrative are also considered in the analysis. In this sense, it looks after the modern author, created, according to Adorno, since Cervantes Don Quixote: the absolute author, who does not know the destiny of his/her characters and, because of it, includes resources (even meta-linguistic) that put in evidence aspects of verisimilitude to make it believable. In this discussion, some questions related to the end of narrative and of art, the reception of Iranian cinema and the puzzlement of documental and fictitious registers appear. At end, it discusses the possibilities of telling a history in contemporaneity.
 
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Data de Publicação
2012-08-20
 
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