• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2008.tde-19012009-162232
Document
Auteur
Nom complet
Brutus Abel Fratuce Pimentel
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2008
Directeur
Jury
Matos, Olgaria Chain Feres (Président)
Piva, Paulo Jonas de Lima
Santos, Gerson Tenório dos
Silva, Franklin Leopoldo e
Souza, Maria das Gracas de
Titre en portugais
Paul Valéry: estudos filosóficos
Mots-clés en portugais
Auto-consciência
Filosofia e estética
Linguagem
Paul Valéry
Resumé en portugais
No intuito de realizar um «eu puro» («moi pure»), o poeta Paul Valéry (1871- 1945) dedica-se ao culto do «Ídolo do intelecto» («Idole de lintellect»), a um método cético de auto-consciência, expresso numa escrituração extremamente fragmentada sobre os processos mentais e o fazer artístico (na sua obra pública e, principalmente, nos seus Cahiers). Uma das principais conseqüências desse método é uma digressiva e ambígua critica à filosofia, a qual esta Tese postula e desenvolve mediante os seguintes estudos: sobre a elaboração de um modo de vida relativamente autônomo, simultaneamente prático e contemplativo (principalmente nos seus ensaios sobre Léonard de Vinci e Edmond Teste); sobre a diferença entre filosofia e ciência, na perspectiva de que todo saber é poder; sobre a compreensão dos problemas metafísicos como contra-sensos, como resultados do «automatismo verbal» («automatisme verbal»), da falta de consciência do funcionamento da linguagem; sobre a poética da poesia pura como abolição do récit e conciliação entre poesia e pensamento abstrato; sobre a inversão do platonismo, em obras híbridas de ficção (principalmente nos seus diálogos socráticos, como Lâme et la danse e Eupalinos - Ou larchitecte). Em todos esses estudos, a filosofia é compreendida não como uma ciência, mas, tal como a poesia, como um gênero artístico, uma forma pessoal de organizar esteticamente o caos do mundo.
Titre en anglais
Paul Valéry: philosophical studies
Mots-clés en anglais
Aesthetic
Language
Paul Valéry
Philosophy
Self-consciousness
Resumé en anglais
In order to realize a «pure self» («moi pure»), the poet Paul Valéry (1871-1945) dedicates to the «intellect Idol» («Idole de lintellect») cult, a self-consciousness skeptic method, expressed in an extremely fragmented writing about the mental processes and the artistic making (in his public work and, mainly, in his Cahiers). One of the main consequences of this method is a digressive and ambiguous critic of philosophy, which the present Thesis postulates and develops through the following studies: about the elaboration of a relatively autonomous life style, at the same time practical and contemplative (mainly in his Léonard de Vinci and Edmond Teste essays); about the difference between philosophy and science, understanding that all knowledge is power; about the comprehension of metaphysical problems as nonsense, as result of the «verbal automatism» («automatisme verbal»), the lack of the language operation consciousness; about the pure poetry poetic as the récit abolition and conciliation between poetry and abstract thought; about the Platonism inversion, in hybrids works of fiction (mainly in his socratic dialogues, as Lâme et la danse and Eupalinos - Ou larchitecte). In all these studies, philosophy is understood not as a science, but, such as poetry, as an artistic gender, a personal form of organizing aesthetically the world chaos.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2009-01-20
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.