• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2016.tde-18012016-135022
Documento
Autor
Nome completo
Artur Sartori Kon
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Fabbrini, Ricardo Nascimento (Presidente)
Gatti, Lucianno Ferreira
Pallamin, Vera Maria
Título em português
Da teatrocracia: estética e política do teatro paulistano contemporâneo
Palavras-chave em português
Estética
Política
Teatro contemporâneo
Teatro paulistano
Resumo em português
O trabalho visa investigar certa produção teatral realizada em São Paulo desde 2009, ou seja, depois do que foi visto como um esgotamento do ciclo de politização da cena paulistana começado com o Movimento Arte Contra a Barbárie na década de 90. Ao mesmo tempo continuando e criticando certo teatro político de moldes brechtianos, as peças aqui analisadas se caracterizam pela autorreflexão cênica, pelo questionamento do teatro dramático e textocêntrico e pelo confronto com o fracasso das vanguardas políticas e artísticas. Na tentativa de compreensão crítica da relação entre estética e política nesse recorte do atual teatro paulistano, busca-se aqui promover o embate entre essas obras e as formulações teóricas de Jacques Rancière, Theodor Adorno, Hans-Thies Lehmann e outros pensadores que localizam e discutem um sentido político da arte para além do engajamento.
Título em inglês
On theatrocracy: the aesthetics and politics of contemporary theatre in São Paulo
Palavras-chave em inglês
Aesthetics
Contemporary theatre
Politics
Theatre in São Paulo
Resumo em inglês
This work attempts to investigate a certain theatrical body of works created in São Paulo since 2009, that is, after what was seen as an exhaustion of the cycle of politicization of the stage that began with Movimento Arte Contra a Barbárie (Art Against Barbarism Movement) in the nineties. Establishing simultaneously a continuation and a critique of a certain political theatre of Brechtian influence, the works here analysed are characterized by their scenic self-reflection, by the questioning of dramatic and text-centered theatre, and by the confrontation with the political and artistic avant-gardes failure. In the endeavour to comprehend critically the relationship between aesthetics and politics in this frame of contemporary plays, we try to promote the debate between these works and theoretical formulations by Jacques Rancière, Theodor Adorno, Hans-Thies Lehmann and other thinkers who localize and discuss a political sense in art beyond engagement.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2016-01-18
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.