• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2013.tde-16082013-102550
Documento
Autor
Nome completo
Darice Alessandra Deckmann Zanardini
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Suzuki, Marcio (Presidente)
Vieira Neto, Paulo
Werle, Marco Aurélio
Título em português
O caráter formativo da pintura na estética hegeliana
Palavras-chave em português
Arte
Conhecimento
Estética
Formação
Hegel
Pintura
Resumo em português
A pintura, por meio da luz e da cor, expressa uma ação e permite ao ser humano a apreensão deste momento. Especialmente com a pintura holandesa é possível conhecer a natureza humana e o próprio ser humano. O fascínio provocado pelos mestres holandeses refere-se tanto ao que eles representam em suas obras quanto à técnica utilizada nestas obras. A maneira como os holandeses utilizaram a luz e a cor em suas obras para retratar cenas cotidianas é fonte de discussão até os dias atuais. O que se pode apreender com tais cenas? Eis a questão que permeia esta dissertação.
Título em inglês
The formative character of painting in hegelian aesthetics
Palavras-chave em inglês
Aesthetics
Art
Formation
Hegel
Knowledge
Painting
Resumo em inglês
The painting, by means of light and color, expresses an action and allows the human to grasp this moment. Especially with Dutch painting is possible to know the human nature and the human being. The fascination provoked by Dutch masters refers both to what they represent in his works on the technique used in these works. The way the Dutch have used light and color in his works to portray everyday scenes is source of discussion to this day. What can learn with these scenes? That is the question that permeates this dissertation.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2013-08-16
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.