• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2018.tde-15082018-123122
Documento
Autor
Nome completo
Marcio Luis Sattin
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Giannotti, Jose Arthur (Presidente)
Machado Junior, Rubens Luis Ribeiro
Mammi, Lorenzo
Santos, Luiz Henrique Lopes dos
Xavier, Ismail Norberto
Título em português
Imagem da imagem do mundo: cinema e filosofia em Michelangelo Antonioni, Howard Hawks e Jia Zhang Ke
Palavras-chave em português
Cinema
Filosofia
Gramática
Imagem
Resumo em português
Este trabalho tem por objetivo examinar algumas questões relativas à noção de imagem cinematográfica. O exame não pode, nem será, exaustivo, mas esperase que ao final um conjunto de aspectos ligados entre si se organize em torno de alguns eixos: que relações podem se estabelecer entre um discurso visual, como é o cinema, e o mundo; de que maneira o arranjo das partes deste discurso visual facilita, compromete ou abandona tais relações; que tipo(s) de gramática rege(m) este arranjo, já que o discurso cinematográfico se articula necessariamente como linguagem; na construção e na concatenação das imagens, que funções podem ainda ser atribuídas ou não a conceitos como verossimilhança e mimese; como dissociar a imagem cinematográfica da noção de representação herdada da Filosofia Moderna; na relação entre imagem e imageado, que aspectos são iluminados ou obscurecidos pelo emprego de pares fixos ou flutuantes como forma/conteúdo e como/que.
Título em inglês
Image of the image of the world: cinema and philosophy in Michelangelo Antonioni, Howard Hawks and Jia Zhang Ke
Palavras-chave em inglês
Cinema
Grammar
Image
Philosophy
Resumo em inglês
This work tries to examine some issues regarding the notion of cinematographic image. This cant and wont be exhaustive, but it hopes that, at the end, a set of aspects connected with each other will organize itself in respect to some major threads: what kind of relations can be established between a visual discourse, like cinema, and the world; in which ways the parts of this discourse can contribute to, compromise or abandon those relations; what sort of grammar (or grammars) rules these parts, since the cinematographic discourse articulates itself as a language; in putting together these images, what roles can be assigned or not to concepts like verisimilitude and mimesis; how can one separate the cinematographic image from the notion of representation brought by the Philosophy of Modernity; in the connection between the image and the world, what does one gain or loose with the use of pairs like form/content, how/what, etc.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2018-08-15
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.