• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2016.tde-15032016-153812
Documento
Autor
Nombre completo
Luama Socio
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2015
Director
Tribunal
Santos, Luiz Henrique Lopes dos (Presidente)
Cacciola, Maria Lucia Mello e Oliveira
Carvalho, Marcelo Silva de
Ferraz Neto, Bento Prado de Almeida
Plastino, Caetano Ernesto
Título en portugués
Mente, ideia e linguagem: o imaterialismo de Berkeley no Tratado sobre os princípios do conhecimento humano
Palabras clave en portugués
Berkeley
Espírito
Ideia
Linguagem
Mente
Resumen en portugués
No seu Tratado sobre os Princípios do Conhecimento Humano, publicado em 1710, George Berkeley realiza uma filosofia da mente, da ideia e da linguagem, através do ponto de vista da imaterialidade da realidade percebida pelo homem, explicada por uma teoria do conhecimento com base na totalidade perceptiva compreendida pela mente, ou espírito, ou percipiente. Historicamente, a questão da inexistência da matéria como um ser exterior à mente, inerte, independente do percipiente, interpretada dentro de um contexto filosófico rigidamente empirista, é o cerne da contenda que Berkeley propõe à filosofia de Locke. Porém, ultrapassando os limites de seu século, o ponto de vista de Berkeley doravante não poderá ser ignorado em qualquer debate concernente à teoria do conhecimento posterior à sua época, articulando-se com traços de importantes correntes filosóficas, tais como o idealismo em Kant e a filosofia da linguagem em Wittgenstein. E por conter em seu núcleo a problematização da falha intrínseca ao dualismo do pensamento, a filosofia de Berkeley ainda é capaz de alimentar e iluminar a natureza do artifício dessa falha, cujo apagamento é denunciado por Habermas no final do século XX, mas cujo ponto de partida parece ter sido estabelecido pela remota herança de Anaxágoras, a qual implica a reiteração da radicalidade existencial no espírito, ponto central da filosofia de Berkeley.
Título en inglés
Mind, ideia and language: the immaterialism of Berkeley in the a treatise concerning the principles of human knowledge
Palabras clave en inglés
Berkeley
Idea
Language
Mind
Spirit
Resumen en inglés
In A Treatise Concerning the Principles of Human Knowledge published in 1710, George Berkeley realizes a philosophy of the mind, the idea and the language through the point of view of the immateriality of the reality perceived by man, explained by a theory of knowledge based on the perceptive totality understood as the mind, the spirit or the perceiver. Historically, the issue of the inexistence of matter as a being external to the mind, inert and independent from the perceiver, interpreted in a rigid empirical philosophic context, is the core of the debate offered by Berkeley to the philosophy of Locke. Overpassing the limits of his century, Berkeley's point of view, articulated on important philosophical currents such as Kant's idealism and the philosophy of language of Wittgenstein, could not be ignored anymore in any debate about the theory of knowledge posterior to that time. In spite of ncompassing in its core the problematic of the intrinsic fissure of the dualism of thought, Berkeley's philosophy is still able to feed and enlighten the nature of the device of this fissure, which deletion is denounced by Habermas at the end of the twentieth century, but which starting point seems to have been established by the remote inheritance of Anaxagoras which involves the reiteration of existential radicalism in the spirit, core point of Berkeley's philosophy.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2016-03-15
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.