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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2019.tde-14022019-105126
Document
Auteur
Nom complet
Pedro Moreira Graça
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2018
Directeur
Jury
Kossovitch, Leon (Président)
Fabbrini, Ricardo Nascimento
Khoury, Feres Lourenço
Leite, Rui Moreira
Titre en portugais
O Muro de fora: Matrizes e desenvolvimentos da pintura e escritura mural paulistana
Mots-clés en portugais
Arte
Arte urbana
Estética
Graffiti
Pichação
Resumé en portugais
A multiplicidade das pinturas e escrituras murais na cidade de São Paulo desde os anos 1970 até os dias de hoje não evidencia uma ordem ou hierarquias que permitam separar uma assinatura rabiscada com um giz de cera em um muro de uma pintura de várias cores com tinta spray, pichação enquanto mero vandalismo do graffiti enquanto pintura mural elaborada. O que o presente trabalho busca mostrar é que cada um dos grandes grupos que compõe as diversas vertentes de pintura e escritura mural praticadas na cidade de São Paulo tem suas próprias matrizes, exemplos e muitas vezes regras estritas de procedimento e valoração interna. A busca por uma separação entre grandes grupos se dá na primeira parte da dissertação, ao sugerir uma história em ordem cronológica dos maiores grupos que se estabeleceram durante o final da década de 1970 e toda a década de 1980, traçando referências e pontos de contato desses grupos com outras práticas análogas no resto do mundo. A segunda parte do trabalho busca estabelecer alguns conceitos que podem ajudar a entender o desenvolvimento de alguns desses grupos e indivíduos. Em seguida o trabalho de alguns praticantes será analisado a fim de propor uma quebra com a linhagem formadora inicial desses mesmos.
Titre en anglais
The outside Wall: origins and development of São Paulos mural painting and writing
Mots-clés en anglais
Aesthetics
Art
Graffiti
Pichação
Street art
Resumé en anglais
The multiplicity of mural paintings and writings practiced in the city of São Paulo, starting in the 1970s until today, could elude a certain order or hierarchies that could allow the distinction between a scribble made with crayon on a wall or a painting made with various spray paint colors, between tagging (often called pichação in Brazil) and graffiti (usually the name given to more elaborate mural paintings). What this work tries to achieve is to show that every major group that forms the different strands of mural painting and writing practiced in the city of São Paulo has its own roots, visual examples, and oftentimes strict rules of proceeding and internal valuation. The search for the separation of these groups will be presented in the first part of the dissertation, which suggests a chronological story of the main groups that were established during the end of the 1970s and throughout the 1980s in São Paulo, tracing the main references and points of contact between these groups and its analogue practices around the world. The second part is concerned with presenting certain concepts that try to help and understand the development of some of those groups and individuals. Following, the work of certain particular individuals will be analysed in order to propose a certain break from the formative lineage of these practitioners.
 
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Date de Publication
2019-02-14
 
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