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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2007.tde-13022007-130032
Documento
Autor
Nome completo
Bernardete Oliveira Marantes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Silva, Franklin Leopoldo e (Presidente)
Matos, Olgaria Chain Feres
Paiva, Rita de Cássia Souza
Título em português
Proust: sobre a obra e a música: reflexões sobre arte, temporalidade e memória
Palavras-chave em português
Arte
Criação
Estética
Expressão
Literatura
Memória
Música
Obra-prima
Tempo
Resumo em português
Apesar de ser um trabalho mesclado pela arte literária, a "Recherche" de Proust, e pela filosofia da duração contínua de Bergson, literatura e filosofia aqui não se confundem nem se imiscuem em favor de alguma idéia subjacente de identidade comum; contrário a uma concepção simbiótica entre as matérias, ou a fazer da literatura filosofia e vice-versa, o que se procurou foi evolver a reflexão em duas dimensões distintas mas que, além de simpáticas entre si, ainda nutrem-se reciprocamente. A literatura proustiana assume a preponderância no processo, pois é dela que promana o objeto que conduzirá nossas comnsiderações; logo, advém da "Recherche" o objeto escolhido para investigação, assim como sua estética exposta na obra; a filosofia bergsoniana, apartada das ponderações literárias e não tendo uma estética formalizada, é o ponto de apoio que operacionaliza indiretamente as reflexões. O objeto escolhido é uma peça musical ficcional que não nos é possível apreciar através de sua audição; porém, e dada sua grandeza inventiva, ela transcendeu as fronteiras da ficção (seu domicílio) e nos permitiu pensá-la como entidade real; o referido símbolo é a sonata de Vinteuil presente na "Recherche" de Proust; ela será nosso "grund-motiv" que estabelece as diretrizes da reflexão filosófico-literária; os desdobramentos advindos dos estudos acerca deste objeto músico-ficcional apontam para as questões obra de arte e temporalidade; na obra proustiana a sonata sintetiza o modelo de obra-prima e tal concepção vincula-se ao conceito de permanência no tempo; por outro lado, no pensamento bergsoniano a arte musical foi modelar e o filósofo, em várias ocasiões, lançou mão dela para ilustrar seu pensamento.
Título em francês
Proust: sur l'oeuvre et la musique:. réflexions sur l'art, temporalité et mémoire
Palavras-chave em francês
Art
Chef-d'oeuvre
Création
Esthétique
Expression
Litterature
Mémoire
Musique
Temps
Resumo em francês
Même étant travaille un mélangé de l´art littéraire, la Recherche de Proust, et de la philosophie de la durée continue de Bergson, litteratura et philosophie y ne se confondent pas et ni se introduisent en profit de quelqu´une idée subjacent commun; contraire à une conception symbiotique entre las matiéres, ou à faire de la litterature philosophie et vise versa, qui on a cherche dérouler été la réflexion en deux dimension différent, que en outre de sympathiques entre si, encore se nourrissent reciproquement. La litterature proustienne a prépondérance dans le procès, parce que c´est en qui jaillit l´object que conduira notre considérations; alors, advient de la Recherche l´object choisi pour investigation, ainsi que leur esthétique exposée dans l´ouevre; la philosophie bergosienne, écarté des refléxions littéraires e n´ayant une esthétique établie, est le point de appui que fera indirecrement les refléxions. L´object choisi est une pièce musical imaginaire que nous ne pouvons pas apprécier a travers de leur même audition; pourtan, et donnée sa grandeur inventif, elle a transcendé les frontiéres da fiction (son domicile) et nous a permis la penser comment entité réel; la rapporté symbole c´est la sonate de Vinteuil présent dans la Recherche de Proust; elle sera notre "grund-motiv" que établit les directrices de la refléxion philosophico-litteraire; les dédoublement advenant des recherches de cet object musical-imaginaire indiquent pour les questions oeuvre-d'art et temporalité; dans l'oeuvre proustienne, la sonate synthétise le modèle de chef-d'oeuvre, et la conception se lie au concept de permanence dans le temps; autrement, dans pensée bergsonien, l'art musical a été modeler et le philosophe souvent se a servi d'elle pour illustrer son pensée.
 
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Data de Publicação
2007-05-03
 
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