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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.8.2016.tde-11032016-135833
Documento
Autor
Nome completo
Paulo Yasha Guedes da Fonseca
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Silva, Franklin Leopoldo e (Presidente)
Arantes, Paulo Eduardo
Xavier, Ismail Norberto
Título em português
'Quatro dias para filmar e quatro anos para montar e sincronizar': o problema da temporalidade em Câncer de Glauber Rocha
Palavras-chave em português
Estética cinematográfica
Glauber Rocha
História do Brasil
História do cinema brasileiro
Tropicalismo
Resumo em português
O presente trabalho busca realizar uma análise do filme Câncer de Glauber Rocha em vista de estabelecer as implicações políticas e culturais da sua distensão temporal, internalizada como integrante da sua estrutura, entre os quatro dias de captação de suas imagens, em agosto de 1968, e os quatro anos que decorreram até a sua montagem e sincronização, sendo finalizado somente em maio de 1972. A nossa hipótese é a de que, ao incorporar o tempo de sua realização na forma, esta obra, por meio de duas inserções documentais coladas nos dois últimos estágios de sua realização, efetua uma intervenção política e cultural ao ano em que foi filmado. A partir da defesa da experimentação na arte, no contexto das vanguardas culturais e políticas de 1968, Glauber Rocha procura, via finalização, apresentar a sua experiência na forma de Câncer como experiência de uma época.
Título em inglês
Four days to shooting, four years to editing and sync: the problem of temporality in Glauber Rochas Cancer
Palavras-chave em inglês
Brazilian film history
Film aesthetics
Glauber Rocha
History of Brazil
Tropicalism
Resumo em inglês
This project carries out an analysis of Glauber Rochas Cancer that aims to establish the political and cultural implication of the films temporal distention between the four days of shooting, in August 1968, and the four years over which it was edited and synchronized, until its completion in May 1972 and the way in which the film embeds this distention in its formal structure. We argue that the films formal incorporation of the period of its production, through the two documental segments inserted during the last two stages of production, effectively performs a political and cultural intervention on the events of the year it was shot. In the defense of experimentation in Art, in the context of the cultural and political avant-gardes of 1968, Glauber Rocha attempts, in postproduction, to present his experience, in the form of Cancer, as the experience of an epoch.
 
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Data de Publicação
2016-03-11
 
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