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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.8.2011.tde-09092011-131338
Documento
Autor
Nome completo
Taisa Helena Pascale Palhares
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Mammi, Lorenzo (Presidente)
Fabbrini, Ricardo Nascimento
Johanson, Izilda Cristina
Naves, Rodrigo Figueira
Venancio Filho, Paulo
Título em português
Modernidade, tradição e caráter nacional na obra de Alberto da Veiga Guignard
Palavras-chave em português
Alberto da Veiga Guignard
Arte moderna
Cultura popular
Espaço
Modernismo brasileiro
Paisagem
Tradição
Resumo em português
A presente tese tem como objetivo analisar as relações entre linguagem moderna, tradição, caráter nacional e lirismo na obra do artista plástico Alberto da Veiga Guignard (1896-1962). Ela visa compreender como se constrói, a partir do aprofundamento de suas fontes e influências, o espaço singular de seus trabalhos. Este se caracteriza, sobretudo, por sua espacialidade ambígua, no limiar entre a profundidade ilusionista da arte tradicional e a planaridade da pintura moderna, constituindo-se como uma das características decisivas de sua produção. Nossa abordagem não propõe um percurso cronológico, ao contrário, procura explicitar como, ao longo de sua carreira, diversos elementos estéticos são reiterados até atingirem um alto poder de síntese em paisagens realizadas do início dos anos 1950 até o final de sua vida. Em primeiro lugar, analisamos como se deu a recepção crítica inicial da obra de Guignard, ainda marcada por uma leitura de viés nacionalista, para destacar suas características decisivas, independentes de sua temática. Em seguida, retornamos a seu período de formação na Europa a fim de elucidar a relação com a produção artística da época. Examinamos também como sua poética dialoga com questões importantes do meio artístico brasileiro das décadas de 1930 e 1940 como, por exemplo, a revalorização da visualidade popular. A nosso ver, suas paisagens respondem de maneira dialética à dinâmica particular do modernismo no Brasil, estabelecendo-se como um momento privilegiado para sua compreensão.
Título em inglês
Modernity, tradition and national character in the work of Alberto da Veiga Guignard
Palavras-chave em inglês
Alberto da Veiga Guignard
Artistic tradition
Brazilian Modernism
Landscape painting
Modern art
Popular culture
Space
Resumo em inglês
This thesis aims to analyze the relationship between modern language, artistic tradition, national character and lyricism in the work of the artist Alberto da Veiga Guignard (1896-1962). It seeks to understand how the singular space of his works is built from the deepening of its sources and influences. This is characterized mainly by its ambiguous spatiality, in-between the illusionistic depth of traditional art and the flatness of modern painting, becoming one of the defining aspects of Guignards production. Our approach does not intend to be chronological. Rather, it seeks to explain how, throughout his career, many aesthetic elements are repeated until they reach a high level of synthesis in landscape paintings dated from early 1950s until the end of his life. Firstly, we investigate the early critical reception of Guignards oeuvre, still marked by a strong nationalistic interpretation, in order to highlight its defining characteristics, despite of its subject. Thereafter we examine his training period in Europe aiming to clarify possible relationships between his work and the artistic production of that time. We also point out the poetic dialogues he establishes with relevant issues of the Brazilian artistic milieu of the 1930s and 1940s, especially the revaluation of popular imagery. From our point of view, his landscape painting respond in a dialectical way to the peculiar dynamics of Modernism in Brazil, establishing themselves as privileged moments for its understanding
 
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Data de Publicação
2011-09-09
 
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