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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.8.2018.tde-09012018-191900
Documento
Autor
Nome completo
Fabio Yasoshima
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Matos, Luiz Fernando Batista Franklin de (Presidente)
Bromberg, Carla
Pimenta, Pedro Paulo Garrido
Souza, Maria das Graças de
Zwilling, Carin
Título em português
Entre o canto das paixões e os artifícios da harmonia: o pensamento musical de Rousseau contra o sistema harmônico de Rameau
Palavras-chave em português
Estética
Estética da música
Filosofia
Iluminismo
Jean-Jacques Rousseau
Jean-Philippe Rameau
Querela Rousseau-Rameau
Resumo em português
Sabemos que a querela entre Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) e Jean-Philippe Rameau (1683-1764) está sujeita a diferentes leituras, cujo interesse muitas vezes foi reduzido a um curioso anedotário ou a uma disputa produzida tão somente pelos humores de ambos. Nesta pesquisa, contudo, para além do relato biográfico e das conjecturas sobre as causas da rivalidade entre Rousseau e Rameau, intentamos priorizar uma análise que buscasse balizar os posicionamentos estéticos de um e outro, com ênfase nos argumentos expostos por Rousseau em sua contraposição ao sistema harmônico de Rameau. Ao longo deste debate, entendemos que, ao esquadrinhar e, posteriormente, criticar os escritos de Rameau, Rousseau teria encontrado ideias extraordinariamente férteis que favoreceram o desenvolvimento de seu pensamento musical. Para sustentar a tese da preeminência da melodia sobre a harmonia, assim contrariando os princípios do sistema ramista, o autor da maior parte dos verbetes sobre música da Enciclopédia, da Carta sobre a música francesa e do Dicionário de música, jamais deixaria de se referir ao sistema harmônico de seu rival. A presente pesquisa tem como objetivo compreender a querela Rousseau-Rameau sob este aspecto, assim como apontar a relação da disputa assinalada com inflamados debates que também estiveram em pauta na França da segunda metade do século XVIII, a exemplo da Querela dos Bufões. Para tanto, além de examinar aspectos pontuais dos escritos musicais já mencionados, cotejando-os com alguns dos principais textos da vasta obra teórica de Rameau, procuramos nos deter na análise do texto de Rousseau intitulado Exame de dois princípios avançados pelo Sr. Rameau, cuja tradução apresentamos em anexo.
Título em inglês
Between the singing of the passions and the artifice of harmony: Rousseaus musical thought against Rameaus harmonic system
Palavras-chave em inglês
Aesthetics
Aesthetics of music
Enlightenment
Jean-Jacques Rousseau
Jean-Philippe Rameau
Philosophy
Quarrel between Rousseau and Rameau
Resumo em inglês
We know that the quarrel between Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) and Jean- Philippe Rameau (1683-1764) is subject to different readings, whose interest has often been reduced to a curious collection of anecdotes or to a dispute produced only by the humors of both. In this research, however, beyond the biography and the conjectures about the causes of the rivalry between Rousseau and Rameau, we aim to prioritize an analysis that sought to mark the aesthetic positioning of one and the other, with emphasis on Rousseaus arguments as opposed to the harmonic system of Rameau. Throughout this debate, we understand that Rousseau, by scrutinizing and later criticizing Rameaus writings, would have found extraordinarily fertile ideas that favored the development of his musical thinking. To support the thesis of the preeminence of melody over harmony, thus contradicting the principles of the Rameaus system, the author of most of the articles on music at the Diderots Encyclopedia, of the Letter on French Music, and the Dictionary of Music, would never fail to refer to the harmonic system of his rival. The present research aims to understand the quarrel between Rousseau and Rameau in this aspect, as well as to point out the relationship of this dispute with inflamed debates that also were in agenda in France during the second half of the Eighteenth-Century, like the Quarrel of the Bouffons. Therefore, in addition to examining specific aspects of the musical writings already mentioned, comparing them with some of the main texts of Rameaus vast theoretical work, we seek to focus on the analysis of Rousseaus text entitled Examination of Two Principles Advanced by M. Rameau, whose translation into Portuguese we presented attached.
 
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Data de Publicação
2018-01-10
 
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