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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.8.2007.tde-07022008-110708
Documento
Autor
Nome completo
Fabio Luiz de Almeida Mesquita
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Cacciola, Maria Lucia Mello de Oliveira (Presidente)
Brandão, Eduardo
Duarte, José Thomaz Almeida Brum
Título em português
Schopenhauer e o Oriente
Palavras-chave em português
Alegoria
Oriente
Oupnek'hat
Religião
Schopenhauer
Resumo em português
Essa dissertação analisa a influência oriental recebida por Schopenhauer durante a formação de sua filosofia e a conseqüência gerada em seus textos tardios no conceito de religião. Enfoca-se, principalmente, a obra em latim Oupnek'hat, que possui 50 das 108 Upaniñad, traduzida por Anquetil-Duperron e publicada em 1801/1802. Tal obra foi estudada por Schopenhauer a partir de 1814. Nela estão presentes conceitos orientais como Maya, "Illos tu és" (Isto és tu - Tat tvam asi) e trimurti, que foram utilizados, respectivamente, por Schopenhauer em suas teorias da representação (Vorstellung), compaixão (Mitleid) e Vontade de vida (Wille zum Leben). Tenta-se, assim, trazer autenticidade para as inúmeras afirmações de Schopenhauer as quais colocam as Upaniñad, juntamente com as filosofias de Platão e Kant, como as principais influências para o surgimento de seu pensamento. Tais ensinamentos orientais, recebidos em tenra idade, contribuíram na interpretação das religiões como metafísicas alegóricas. Porém, as mais transparentes deveriam ser enaltecidas (hinduísmo e budismo) e as mais obscuras deveriam ser rejeitadas (judaísmo e islamismo). Enfim, a presente dissertação almeja destacar o pensamento oriental na obra de Schopenhauer, pois o mesmo já foi alvo de injúria e esquecimento por parte de muitos estudos.
Título em inglês
Schopenhauer and the East
Palavras-chave em inglês
Allegoric
East
Oupnek'hat
Religion
Schopenhauer
Resumo em inglês
This dissertation analyzes the eastern influence received by Schopenhauer during the formation from his philosophy and the consequence generated in his delayed texts in the religion concept. It is focused, mainly the Oupnek'hat (Upaniñad) work, translated by Anquetil-Duperron in 1801/1802 and studied by Schopenhauer since 1814. In it are contained eastern concepts as Maya, "Illos tu és" (Tat tvam asi) and Trimurti, that had been used, respectively, for Schopenhauer in his theories of the representation (Vorstellung), compassion (Mitleid) and Will of life (Wille zum Leben). It is tried, thus, to bring authenticity for the innumerable affirmations of Schopenhauer that place the Upaniñad, altogether the philosophies of Plato and Kant, as the main influences for the arise of its thought. Such eastern teachings received in little age had contributed Schopenhauer to interpret the religions as Metaphysical allegoric. But, the most transparent would have to be valued (Hinduism and Buddhism) on the other hand, the obscurest than would have to be rejected (Judaism and Islam). At last, the present dissertation aim to detach the eastern thought in the work of Schopenhauer, therefore the same already was white of injury and forgetfulness on the part of many studies.
 
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Data de Publicação
2008-02-11
 
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