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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2019.tde-04042019-131437
Documento
Autor
Nome completo
Gabriel Ferri Bichir
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Safatle, Vladimir Pinheiro (Presidente)
Rosa Filho, Sílvio
Silva, Franklin Leopoldo e
Valls, Alvaro Luiz Montenegro
Título em português
Migalhas dialéticas: a experiência intelectual kierkegaardiana como (de)formação para o sofrimento
Palavras-chave em português
Adorno
Dialética
Hegel
Kierkegaard
Resumo em português
Há muito discute-se o estatuto da dialética na filosofia kierkegaardiana: seria Kierkegaard um autor dialético? Qual sua relação com a dialética hegeliana? Tratar-se-ia de uma dialética existencial? Não há respostas simples para tais questões. Alguns dos comentários recentes que buscaram circunscrever esse problema ofereceram bons pontos de partida, mas nenhum foi capaz de colocar a questão em termos adequados, pois se aproximavam dela com uma série de pressupostos não tematizados. Nessa perspectiva, optamos por recuperar as reflexões de Theodor Adorno em sua Tese de Habilitação (Kierkegaard: A Construção do Estético) a fim de resgatar o potencial de uma análise dialética e recolocar o debate contemporâneo sob uma ótica mais apropriada. Partindo dessa problemática, configuraram-se como objetivos do presente trabalho: 1- Analisar as múltiplas facetas da dialética no conjunto da obra kierkegaardiana; 2- Avaliar criticamente as posições dos comentadores, sobretudo daqueles ligados à tradição anglo-saxã. Com isso, buscamos ressaltar a importância de uma leitura efetivamente dialética, que enfrente as contradições do autor em questão e leve-as às últimas consequências sem apelar para fechamentos arbitrários e para elementos exteriores ao seu objeto.
Título em inglês
Dialectical Crumbs: Kierkegaards intellectual experience as (de)formation unto suffering
Palavras-chave em inglês
Adorno
Dialectics
Hegel
Kierkegaard
Resumo em inglês
Dialectics status in Kierkegaards philosophy has long been debated in secondary literature: is Kierkegaard a dialectical author? What is his connection to Hegelian dialectics? Is it plausible to talk about an existential dialectics? Such questions have no simple answer. Contemporary commentators who attempted to circumscribe this problem have offered good starting points, but none were able to frame it adequately due to a series of veiled presuppositions in their arguments. Hence, we opted to recover Theodor Adornos reflections on the subject which can be found in his postdoctoral thesis Kierkegaard: The Construction of the Esthetic in order to revaluate the importance of dialectical analysis and to reframe the recent debate in more adequate terms. With that scope in mind, the present investigation has as main objectives: 1- To examine the many facets of dialectics in Kierkegaards work; 2- To evaluate the work of commentators, mainly those who belong to the anglo-saxon tradition. Accordingly, we aim to highlight the importance of a dialectical reading which confronts the authors contradictions and takes them to their final conclusion, thus avoiding partaking in arbitrary closures and appealing to elements external to their object.
 
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Data de Publicação
2019-04-04
 
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