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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2014.tde-02072014-114934
Documento
Autor
Nome completo
Joel Pinheiro da Fonseca
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Estevao, Jose Carlos (Presidente)
Oliveira, Carlos Eduardo de
Silva, Marco Aurélio Oliveira da
Título em português
Apreensão dos primeiros princípios da lei natural em Tomás de Aquino
Palavras-chave em português
Filosofia cristã
Filosofia escolástica
Filosofia medieval
Tomás de Aquino
Resumo em português
Um estudo sobre a razão prática em Tomás de Aquino, analisada sob a luz de seus primeiros princípios. Parte-se da pergunta de como o ser humano descobre o que é bom e mau para si o que requer cobrir dois momentos distintos de sua obra: o tratamento dado à synderesis e, em seguida, como os princípios por ela apreendidos se articulam e como funcionam na mente humana. Defende-se, por fim, que é um equívoco ler os princípios da lei natural como primariamente normativos no sentido deontológico do termo. São, antes, diretivos, conferindo à razão prática individual os bens de cuja posse depende a felicidade humana. As implicações dessa leitura para a ética de Tomás de Aquino que aparece agora sob forte roupagem eudaimonista são, por fim, analisadas.
Título em inglês
Apprehension of the first principles of Aquinas's natural law
Palavras-chave em inglês
Christian philosophy
Medieval philosophy
Scholastic philosophy
Thomas Aquinas
Resumo em inglês
The present study focuses on Aquinass exposition of practical reason, analyzed in light of its first principles. We begin with the question of how an individual human being discovers what is good and bad for himself, which is at the root of natural law, that is, rationally grounded morality. This requires covering two distinct moments of Aquinass work: his treatment of synderesis and, after it, how the principles apprehended by synderesis relate to one another and what kind of knowledge they give to the human mind. It is argued that it is a mistake to see the first practical principles as normative in the deontological sense. Rather, they are directive, furnishing practical reason with the goods on whose possession human happiness depends. The implications of this reading for Aquinass ethics are then analyzed and his ethical stance emerges as strongly eudaimonistic.
 
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Data de Publicação
2014-07-02
 
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