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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2018.tde-28082018-091540
Documento
Autor
Nome completo
Lilian Verena Hoenigsberg Krohn
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Sallum Junior, Brasilio Joao (Presidente)
Garcia-parpet, Marie-france
Guimaraes, Nadya Araujo
Kirschbaum, Charles
Título em português
Beber, fazer, vender: formação do mercado de cerveja "artesanal" no Brasil
Palavras-chave em português
Cerveja artesanal
Discursos
Emergência de mercados
Mercados
Valoração
Resumo em português
A pesquisa toma como objeto os discursos e práticas utilizados por participantes do mercado de cervejas artesanais, surgido no Brasil a partir dos anos 1990, a fim de explorar como estes estabelecem uma identidade própria do artesanal, classificando-o como categoria à parte no mundo dos bens e, logo, um mercado à parte no universo das cervejas. Esta análise permite refletir acerca do papel dos discursos e das interações entre produtores e consumidores para o estabelecimento de uma identidade própria, dialogando com a literatura em sociologia econômica preocupada com as dinâmicas de emergência e estabelecimento de nichos de mercado ou mercados em si. Assim, também é perpassada por uma preocupação com a dimensão cultural destes processos, entendida como um trabalho ativo de classificação e valoração dos bens. Estes discursos e suas implicações são captados por meio de entrevistas e etnografias realizadas em feiras e eventos de cerveja, momentos em que os discursos de produtores entram em contato diretamente com consumidores, e permitem observar as implicações práticas destas dimensões discursivas. Nestas, um elemento central de análise é a figura do outro, com a noção de alteridade e oposição atribuída às grandes empresas do ramo cervejeiros, referidas como grandes indústrias. Ao restituir como se dá o processo de construção destas identidades partidas entre o grande e o artesanal, bem como quais as dinâmicas que se formam neste universo, exploramos novas possibilidades na interpretação dos processos de competição e emergência de mercados.
Título em inglês
Drink, brew, sell: the making of Brazil's "craft beer" market
Palavras-chave em inglês
Craft beer
Discourses
Emerging markets
Markets
Valuation
Resumo em inglês
The object study for this research are the discourses and practices from craft beer Market agents, which emerged in Brazil in the 1990s, in order to explore how this agents establish their own craft identity, being able to classify it as a new consumption category in the world of goods, apart from common beer. This analysis allows reflection upon the role discourses and interactions among producers and consumers for the establishment of this own identity, in conversation with the wider literature in Economic Sociology which focuses on the emergence and establishment of new markets or Market niches. This work is thus also permeated by the cultural dimension of these processes, which are to be understood as active classification and valuation works. Discourses and their implications are captured through interviews and ethnographic incursions in beer events, moments in which producers may directly talk to consumers, which allow us to perceive practical implications of these discursive dimensions. Among them, one of the key elements is the role of the other, with otherness and oppositions attributed to the big beer companies. By recapturing the process of how identities split between craft and big are built, we explore new opportunities of interpreting competition and emerging markets.
 
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Data de Publicação
2018-08-28
 
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