• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2013.tde-26062013-093448
Documento
Autor
Nome completo
Túlio Cunha Rossi
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Menezes, Paulo Roberto Arruda de (Presidente)
Almeida, Heloisa Buarque de
Ferraraz, Rogério
Rovai, Mauro Luiz
Soares, Angelo dos Santos
Título em português
Projetando a subjetividade: a construção social do amor a partir do cinema
Palavras-chave em português
Amor
Cinema
Imaginação
Individualidade
Narrativa
Resumo em português
Este trabalho investiga discursos e modelos de amor romântico construídos em filmes do cinema hollywoodiano, especialmente nas décadas de 1990 e 2000. Debate-se o papel do cinema na constituição de referências sobre a idealização e a experiência de relacionamentos amorosos e como esse contribui para reproduzir crenças e valores morais a respeito do amor que são pertinentes à modernidade e suas especificidades sociais, culturais e históricas. Nisso, observam-se no período analisado citações constantes de produções de outras épocas, indicando, especialmente em um contexto de grande presença de mídias audiovisuais na vida cotidiana, que o próprio cinema se utiliza como referência ao tratar do tema amor e reproduz isso como algo corriqueiro e culturalmente estabelecido.
Título em inglês
Projecting the subjectivity: the social construction of love by the cinema
Palavras-chave em inglês
Cinema
Imagination
Individuality
Love
Narrative
Resumo em inglês
This research investigates the discourses and models of romantic love constructed in Hollywood movies, more specifically in the 90s and 2000s. One argue the role of cinema in constituting references about the idealization and experience of love relationships and how this cinema contributes on reproducing beliefs and moral values about love that are pertinent to modernity and its social, cultural and historical specificities. Thus, in the analysed period, it could be observed constant quotations of films from other times, suggesting, especially in a context of great presence of audiovisual medias in everyday life, that cinema uses itself as reference when it comes about love and reproduces it as a commonplace, culturally established.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2013-06-26
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.