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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.8.2007.tde-25042007-115242
Documento
Autor
Nome completo
Regina Magalhães de Souza
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Cardoso, Irene de Arruda Ribeiro (Presidente)
Arelaro, Lisete Regina Gomes
Garcia, Sylvia Gemignani
Martins, Heloisa Helena Teixeira de Souza
Rizek, Cibele Saliba
Título em português
O discurso do protagonismo juvenil
Palavras-chave em português
Discurso
Educação
Juventude
Organização não governamental
Protagonismo juvenil
Resumo em português
Desde meados da década de 90 observa-se a presença do enunciado ?protagonismo juvenil? nos textos dos organismos internacionais, organizações não-governamentais, órgãos de governo e educadores, em referência a uma certa forma de participação da juventude na sociedade. Este trabalho faz uma análise do discurso que dá suporte ao protagonismo juvenil, identificando a matriz discursiva que o tornou possível: uma concepção de sociedade como um aglomerado de indivíduos ? atores sociais ? que estabelecem relações de negociação com os outros indivíduos enquanto realizam atividades que beneficiam a si próprios e à coletividade. A atuação social, característica dos atores sociais, ocorrida no cenário público constitui a essência da ?nova forma? de política prescrita pelo discurso. A tese deste trabalho é a de que essa ?nova forma? de participação constitui, em última instância, encenação, implicando a anulação da política e funcionando como mecanismo de integração da juventude pobre. A anulação da política ocorre pela adoção do ?fazer coisas? como forma de participação e pela fabricação do consenso pelo discurso, o que impede a fala autônoma e transgressora.
Título em inglês
The discourse of the youth protagonism
Palavras-chave em inglês
Discourse
Education
Non-governmental organization
Youth
Youth protagonism
Resumo em inglês
Since the middle of the nineties, the presence of the expression ?youthful protagonism? can be observed in texts of international and non-governmental organizations, government agencies and educators, both in Brazil and abroad, referring to a certain mode of youth?s participation in society. This work makes an analysis of the discourse that supports youthful protagonism, identifying the rationale that became it possible: a conception of society as an accumulation of individuals - social actors - that establish relations with one another while carry through activities that benefit themselves and the collectivity. The social play characteristic of the social actors takes place in the public scene and constitutes the essence of the "new form" of politics prescribed by this discourse. The thesis of this work is that this "new form" of engagement constitutes, ultimately, a role-play that leads to cancellation of politics and social integration of poor youth. The cancellation of politics occurs by the stimulation of ?making things? as the principal way to accomplish social participation, and also by the fabrication of consensus by discursive means, what hinders the autonomous and transgressive speech.
 
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tese_regina.pdf (2.05 Mbytes)
Data de Publicação
2007-05-03
 
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