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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2019.tde-24092019-181438
Documento
Autor
Nome completo
João Víctor Chaves Serpa Kosicki
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Pinheiro Filho, Fernando Antonio (Presidente)
Jackson, Luiz Carlos
Ridenti, Marcelo Siqueira
Título em português
Kamiquase: a trajetória intelectual de Paulo Leminski e o campo literário brasileiro
Palavras-chave em português
Literatura brasileira
Paulo Leminski
Sociologia da cultura
Resumo em português
Na fortuna crítica à obra de Paulo Leminski, é constante a adoção do modo paradoxal com o qual o autor procurou definir-se em sua obra poética, a saber, como poeta que comunga um repertório ao mesmo tempo erudito e popular ou, em seus próprios termos, um repertório de invenção e comunicação. No sentido de compreender a construção dessa representação, busquei reconstruir sua trajetória social em duas partes: até sua publicação nos dois últimos volumes de Invenção: revista de arte de vanguarda, em 1964 e 1967, atento aos condicionantes sociais e as estratégias que o levaram a ser publicado num periódico de que postulava uma posição formalista no campo literário brasileiro da época; e depois, até 1976, em que se percebe certo distanciamento do autor ao grupo concretista e certa adequação às transformações ocorridas no ambiente literário da época. Para tanto, é esboçada uma ligeira interpretação do contexto literário e social do início da década de 60 até meados da década de 70, com a intenção de tornar compreensíveis as escolhas estéticas e pessoais realizadas pelo poeta e, assim, evidenciar as razões sociais de sua auto representação.
Título em inglês
KAMIQUASE: an intellectual trajectory of Paulo Leminski and the Brazilian literary field (1944-1975)
Palavras-chave em inglês
Brazilian literature
Paulo Leminski
Sociology of culture
Resumo em inglês
In literary criticism to the work of Paulo Leminski is constantly adopting the paradoxical way in which the author tried to define himself in his poetry, namely, as a poet who shares a repertoire at the same time erudite and popular - or, in their own terms, a repertoire of "invention" and "communication". In order to understand the construction of this representation, I sought to rebuild his social trajectory in two parts: until he was published in the last two volumes of « Invenção revista de arte de vanguarda » in 1964 and 1967, aware of the social conditions and the strategies that have led him to be published in a journal that postulated a formalistic position in the Brazilian literary field at the time; and then, until 1975, in which can be perceived a certain distance of the author to « concretist group » and some adaptation to the changes occurring in the literary atmosphere of the time. Therefore, it is sketched a slight interpretation of literary and social context of the early 60th to the mid-70s, with the intention of making understandable the aesthetic and personal choices made by the poet and thus highlight the social reasons for their self representation.
 
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Data de Publicação
2019-09-24
 
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