• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.8.2019.tde-22032019-105238
Documento
Autor
Nome completo
Filipe Augusto Freitas Melo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Silva, Leonardo Gomes Mello e (Presidente)
Iokoi, Zilda Marcia Gricoli
Ramalho, José Ricardo Garcia Pereira
Rodrigues, Iram Jácome
Título em português
Representando os trabalhadores: organização no local de trabalho no ABC paulista
Palavras-chave em português
Flexibilização do trabalho
Sindicalismo
Sociologia do trabalho
Resumo em português
Esta dissertação de mestrado trata a respeito da organização no local de trabalho, por meio de um estudo do caso da Comissão de Fábrica dos Trabalhadores na planta da Ford de São Bernardo do Campo. Com base em entrevistas com dirigentes e ex-dirigentes da Comissão e em documentos produzidos pelo sindicato da categoria e a própria representação no local de trabalho, procura-se recuperar as transformações institucionais e no padrão de ação dessa instância representativa desde a sua fundação. Levando-se em conta as mudanças no mundo do trabalho nas últimas décadas, a discussão se encaminha para as estratégias laborais para lidar com os novos desafios impostos pela globalização. Ao final, discorre-se a respeito da nova lei trabalhista, que obriga a criação de comissões de empresa em todos os locais de trabalho com mais de 200 funcionários. Conclui-se que a nova lei, por alijar os sindicatos do processo eleitoral dessas novas comissões, representa uma derrota para as pretensões de alastramento do modelo construído no ABC, podendo levar a um modelo paternalista de representação dos trabalhadores.
Título em inglês
Representing the workers: organization in the workplace in the ABC Paulista
Palavras-chave em inglês
Labour flexibilization
Sociology of work
Unionism
Resumo em inglês
This masters theses delas with the organization in the workplace, through a case study of the Works Council at the Fords factory in São Bernardo do Campo. Based on interviews with unionists and former unionists as well as on documents produced by the Metalworkers Union and the Works Council itself, the aim is to deal with institutional transformations and the pattern of action of this representative body since its foundation. Taking into account the changes in the world of work in the last decades, it is discussed the labour strategies to deal with the new challenges imposed by globalization. At the end, the new labour law, which requires the creation of Works Councils in all workplaces with more than 200 employees, is discussed. It is concluded that the new law, by eliminating the unions from the electoral process of these new councils, represents a defeat for the pretensions of spreading the model built in the ABC, and can lead to a paternalistic model of workers representation.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2019-03-22
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.