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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.8.2014.tde-22012015-183324
Documento
Autor
Nome completo
Claudia D'Ipolitto de Oliveira Sciré
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Telles, Vera da Silva (Presidente)
Dwyer, Thomas Patrick
Garcia, Sylvia Gemignani
Kanashiro, Marta Mourão
Waizbort, Leopoldo Garcia Pinto
Título em português
Vida em conexão: celulares, usuários e mercado na construção do novo social
Palavras-chave em português
Construção social da tecnologia
Consumo
Controle social
Práticas de uso
Telefones celulares
Resumo em português
O presente trabalho se debruça sobre os elementos da cultura digital de nossos dias, que têm se tornado objetos presentes em toda a vida social, em suas mais diferentes esferas os telefones celulares. O intuito é descrever e analisar alguns dos fenômenos imbricados na construção desta cadeia de conectividade da qual celulares e todos nós, enquanto usuários, fazemos parte. Para tanto, o esforço empreendido foi o de compreender como estes objetos se inserem e compõem um amplo arranjo sociotécnico no qual circulam discursos, saberes, práticas, relações, circustâncias e eventos, envolvendo o mercado, os produtores, as inovações tencológicas de um lado e, consumidores e suas diversas práticas de uso e formas de vida, de outro. Demonstra-se como que toda esta rede não escapa aos eixos do mercado, pelo contrário, engloba-os e os faz crescer e os celulares constituem elementos agenciadores deste processo à medida em que fazem as próprias vidas de seus usuários circular pelas infovias, alterando os regimes de relações que envolvem o contato com o outros, as formas de ser estar no mundo, as formas de controle e os regimes de subjetivação. A principal contribuição deste estudo é, assim, mostrar que se está diante de novos vetores de poder que incidem diretamente sobre a gestão das vidas de cada um, às formas de uso do tempo, constituição de afetos, contribuindo, igualmente para dar novos contornos aos processos de geração de valor, cada vez mais atrelados aos momentos de consumo. Em suma, entender quais novas roupagens de questões, caras à teoria social, tais como governamentalidade e sociedade do controle entram em jogo, a partir do momento em que este objeto torna-se onipresente nas práticas sociais e de que forma estas questões se atualizam, é o que consistiu na tarefa primordial deste trabalho
Título em inglês
Connected life: mobile phones, users and market in the construction of the new social
Palavras-chave em inglês
Consumption
Mobile phones
SCOT
Social control
Use practices
Resumo em inglês
This thesis focuses on one representative element of the current digital culture, which has become present in all social life in its different spheres the mobile phone. Our aim is to describe and analyze some of the overlapping phenomena in the construction of this connectivity chain to which mobile phones and we, as users, belong. To this end, the effort undertaken was to understand how these artifacts are inserted and comprise a broad socio-technical arrangement in which discourses, knowledge, practices, relationships, circumstances and events flow, involving the market, the producers, the technological innovations on one side and the consumers, and their various daily use practices and life habits on the other. We try to show how this whole network does not escape to the axes of the market, by contrast, it embraces and makes them grow and how the mobile phones are important elements of this process because they made the lives of its users move through the networks flows, changing, by this way, the relationships that involve the contact with the other, the ways of being in the world, the control practices and the regimes of subjectivity. The main contribution of this study is thus to show that one is facing new vectors of power that directly affect the management of each other's lives, the time use forms, the constitution of affects, contributing also to give new dimensions to processes of value creation, which are increasingly tied to consumption occasions. In short, to understand how new social issues, come into play, from the time that this artifacts become ubiquitous in social practices and how these are updated in terms of governmentality and social control is the primary task of this work
 
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Data de Publicação
2015-01-22
 
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