• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2013.tde-21062013-105729
Documento
Autor
Nome completo
Lilian Alves Sampaio
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2003
Orientador
Banca examinadora
Barros, Sergio Miceli Pessoa de (Presidente)
Cohn, Gabriel
Hamburger, Esther Imperio
Título em português
O riso e a náusea: a disputa simbólica encenada em um programa de televisão
Palavras-chave em português
Deboche
Decoro
Disputa simbólica
Distinção
Televisão
Resumo em português
A transmissão do Programa do Ratinho colocou em evidência uma antiga questão sobre a qualidade dos programas exibidos pela televisão brasileira, em que se traça uma distinção entre o que é de alto nível e o que é de baixo nível. A leitura dos artigos publicados na imprensa revela que o programa provoca um profundo mal-estar em determinados grupos, por outro lado, a etnografia do programa mostra que as rupturas, tanto das normas de conduta quanto das regras do gênero televisivo, são propositais e carregam uma dimensão cômica. É essa inter-relação entre o mal-estar e o riso que sugere o sentido das rupturas praticadas no programa. O diálogo indireto entre o conteúdo do programa e as críticas impressas nos jornais mostra a construção de uma identidade positiva em torno do ideal de autenticidade, que se opõe à imagem negativa, de degradação moral, veiculada pela imprensa. Nesse sentido, revela uma disputa simbólica que conjuga no mesmo movimento a distinção e a desqualificação do outro. O programa encena essa disputa, em que se define o que é desejável e o que é desprezível, o que dá dignidade e o que degrada o ser humano, simulando a inversão da escala de valores na qual aqueles que se incomodam são colocados como inferiores em relação ao apresentador e aqueles que apreciam o programa, os quais se apropriam das qualidades associadas à superioridade moral.
Título em inglês
Laughter and nausea: the symbolic dispute staged in a television show
Palavras-chave em inglês
Debauch
Decorum
Distinction
Symbolic war
TV
Resumo em inglês
The purpose of this essay is to analise the interconnections between the disgusting and the comic in Ratinho`s TV programme. This programme came up the old question about the quality of TV programmes in Brazil, where there is a clear distinction between the good level and the bad level. The reading of public papers shows that the programme causes a deep bad feeling in some groups of society. On the other hand, the programme´s ethnography shows that the breaking of behavior rules and TV rules is intentional and has a comic dimension. These interconnections between the disgusting and the comic are the aim of the breaking rules. The indirect comunication between the program content and the media`s critiques in the newspapers shows the construction of a positive identity of authenticity in contrast with the media´s negative image of moral degradation. Furthermore, it revels a symbolic war that causes the same movement of other´s distinction and desqualification. The programme is the scene of this war, in which one can define what is desirable and what is disgusting, what gives dignity and what gives degradation to human being. Ratinho´s programme simulates a inversion of moral rules, in which the one´s who criticize the programme are taken as inferiors to the one´s who like it, so, these can put themselves in a position of moral superiority.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2013-06-21
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.