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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2016.tde-20122016-143201
Documento
Autor
Nome completo
Brian Henrique de Assis Fuentes Requena
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Barros, Sergio Miceli Pessoa de (Presidente)
Fernandes, Dmitri Cerboncini
Pinheiro Filho, Fernando Antonio
Título em português
A universidade do sertão: o novo retrato cultural da música sertaneja
Palavras-chave em português
História social da música sertaneja
Identidade musical
Indústria fonográfica
Música popular brasileira
Música sertaneja universitária
Resumo em português
Esta dissertação consiste em um trabalho de investigação da trajetória social dos novos artistas da música sertaneja. Em menos de uma década, o gênero tem logrado êxito comercial significativo e ascendente, não somente no mercado de vendas de CDs e DVDs, mas também na liderança das listas de arrecadações de direitos autorais e na agenda de shows ao vivo da indústria fonográfica brasileira. Desde os anos 2000, a institucionalização do sufixo universitário na música sertaneja foi acompanhada de controvérsia entre os próprios artistas. Entretanto, a contestação ou a defesa de uma identidade musical legítima não é um tema recente dentro do cancioneiro sertanejo. Há quase um século, a discussão sobre uma suposta autenticidade da música sertaneja tradicional tem atravessado a história social do gênero. Portanto, um dos intuitos fundamentais será reexaminar as atuais configurações desse debate. De modo concomitante, a pesquisa abordará quais foram as condições objetivas, históricas, econômicas, sociais e culturais que permitiram tanto o rearranjo institucional do mercado fonográfico quanto a atualização da música sertaneja junto ao público-consumidor do gênero. Para ilustrar o novo cenário cultural da música sertaneja, será apresentado o estudo de caso de dois duetos sertanejos adversários e consagrados comercialmente: Victor e Leo e Fernando e Sorocaba.
Título em inglês
The university of Sertão: the new cultural portrait of Música Sertaneja
Palavras-chave em inglês
Brazilian popular music
Música sertaneja universitária
Musical identity
Phonographic industry
Social history of música sertaneja
Resumo em inglês
This dissertation consists of an investigation work of the social trajectory of the new artists of música sertaneja. In less than a decade, the genre has achieved a commercial success significant and ascendant, not only in the sale market of CDs and DVDs, but also at the top of the lists of copyrights collection and in the agenda of live shows of the brazilian phonographic industry. Since the years 2000, the institutionalization of the suffix universitário in the música sertaneja was accompanied by controversy between the artists themselves. However, the contestation or the defense of a legitimate musical identity is not a recent theme in the sertanejo songbook. For almost a century, the discussion about a supposed authenticity of the traditional música sertaneja has crossed the social history of the genre. Thus, one of the fundamental aims will be reexamine the current settings of this debate. Concomitantly, the research will discuss what were the objective, historical, economic, social and cultural conditions, that allowed both the institutional rearrangement of the phonographic market as well the updating of música sertaneja to the public-consumer of genre. To illustrate the new cultural scenario of música sertaneja will be presented the case study of two duets sertanejos opponents and commercially established: Victor e Leo and Fernando e Sorocaba.
 
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Data de Publicação
2016-12-20
 
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