• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2016.tde-20122016-143201
Documento
Autor
Nombre completo
Brian Henrique de Assis Fuentes Requena
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2016
Director
Tribunal
Barros, Sergio Miceli Pessoa de (Presidente)
Fernandes, Dmitri Cerboncini
Pinheiro Filho, Fernando Antonio
Título en portugués
A universidade do sertão: o novo retrato cultural da música sertaneja
Palabras clave en portugués
História social da música sertaneja
Identidade musical
Indústria fonográfica
Música popular brasileira
Música sertaneja universitária
Resumen en portugués
Esta dissertação consiste em um trabalho de investigação da trajetória social dos novos artistas da música sertaneja. Em menos de uma década, o gênero tem logrado êxito comercial significativo e ascendente, não somente no mercado de vendas de CDs e DVDs, mas também na liderança das listas de arrecadações de direitos autorais e na agenda de shows ao vivo da indústria fonográfica brasileira. Desde os anos 2000, a institucionalização do sufixo universitário na música sertaneja foi acompanhada de controvérsia entre os próprios artistas. Entretanto, a contestação ou a defesa de uma identidade musical legítima não é um tema recente dentro do cancioneiro sertanejo. Há quase um século, a discussão sobre uma suposta autenticidade da música sertaneja tradicional tem atravessado a história social do gênero. Portanto, um dos intuitos fundamentais será reexaminar as atuais configurações desse debate. De modo concomitante, a pesquisa abordará quais foram as condições objetivas, históricas, econômicas, sociais e culturais que permitiram tanto o rearranjo institucional do mercado fonográfico quanto a atualização da música sertaneja junto ao público-consumidor do gênero. Para ilustrar o novo cenário cultural da música sertaneja, será apresentado o estudo de caso de dois duetos sertanejos adversários e consagrados comercialmente: Victor e Leo e Fernando e Sorocaba.
Título en inglés
The university of Sertão: the new cultural portrait of Música Sertaneja
Palabras clave en inglés
Brazilian popular music
Música sertaneja universitária
Musical identity
Phonographic industry
Social history of música sertaneja
Resumen en inglés
This dissertation consists of an investigation work of the social trajectory of the new artists of música sertaneja. In less than a decade, the genre has achieved a commercial success significant and ascendant, not only in the sale market of CDs and DVDs, but also at the top of the lists of copyrights collection and in the agenda of live shows of the brazilian phonographic industry. Since the years 2000, the institutionalization of the suffix universitário in the música sertaneja was accompanied by controversy between the artists themselves. However, the contestation or the defense of a legitimate musical identity is not a recent theme in the sertanejo songbook. For almost a century, the discussion about a supposed authenticity of the traditional música sertaneja has crossed the social history of the genre. Thus, one of the fundamental aims will be reexamine the current settings of this debate. Concomitantly, the research will discuss what were the objective, historical, economic, social and cultural conditions, that allowed both the institutional rearrangement of the phonographic market as well the updating of música sertaneja to the public-consumer of genre. To illustrate the new cultural scenario of música sertaneja will be presented the case study of two duets sertanejos opponents and commercially established: Victor e Leo and Fernando e Sorocaba.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2016-12-20
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.