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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.8.2014.tde-19032015-172224
Documento
Autor
Nome completo
Maria Carolina de Vasconcelos e Oliveira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Silva, Marcia Regina de Lima (Presidente)
Botelho, Isaura
Kirschbaum, Charles
Pinheiro Filho, Fernando Antonio
Xavier, Ismail Norberto
Título em português
'Novíssimo' cinema brasileiro: práticas, representações e circuitos de independência
Palavras-chave em português
Cinema independente
Novíssimo cinema brasileiro
Produção de bens simbólicos
Resumo em português
Esta tese pretende somar esforços a outras pesquisas que se dedicam à compreensão da organização social da produção de bens/serviços culturais e artísticos. Tomando como objeto a produção cinematográfica que vem sendo caracterizada como o "novíssimo" cinema brasileiro (uma produção de cinema feita por jovens realizadores, com baixos orçamentos e em estruturas organizacionais menos especializadas e hierárquicas, que começa a se organizar no início dos anos 2000 e passa a ganhar reconhecimento público no país no fim da primeira década do século XXI), o trabalho se desenvolve a partir de dois objetivos. O primeiro, compreender o "novíssimo" cinema a partir do posicionamento de seus realizadores dentro do grande campo do cinema brasileiro, que configura um conjunto específico de práticas e representações. O segundo objetivo é trazer elementos para contribuir para uma discussão sobre produções culturais/artísticas do tipo independente a partir da observação do caso do cinema, buscamos construir uma categoria de independência que pode ser utilizada para a compreensão de outros contextos de produção simbólica
Título em inglês
'Brande New' brazilian cinema: practices, representations and Independence circuits
Palavras-chave em inglês
Independent cinema
Novíssimo cinema brasileiro
Production of cultural/artistic goods
Resumo em inglês
This thesis aims to contribute to the comprehension of the social organization of the production of cultural and artistic goods/services. Considering as a target the cinematographic production that has been characterized as the "novíssimo cinema brasileiro" ("brand new" Brazilian cinema, in reference to Brazilian 1960's "new wave", meaning a production made by young filmmakers with low budgets and less specialized and hierarchical organizational structures, which begins to get organized in early 2000 and gain public national recognition by the end of 21st century's first decade), this thesis is developed based on two goals. The first is to comprehend "novíssimo" cinema taking into account the positioning the filmmakers occupy in the larger Brazilian cinema field, which triggers a set of specific practices and representations. The second goal is to bring elements that contribute to the discussion of cultural/artistic productions known as 'independent' from the observation of the cinema case, we seek to build a category of independence that can be used for understanding other contexts of symbolic production
 
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Data de Publicação
2015-03-19
 
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