• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2013.tde-13112013-111300
Document
Auteur
Nom complet
Leonardo Melo Lins
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2013
Directeur
Jury
Arbix, Glauco Antonio Truzzi (Président)
Salerno, Mario Sergio
Silva, Marcia Regina de Lima
Titre en portugais
Educação e economia: um estudo da relação entre estrutura produtiva e demandas educacionais nas regiões metropolitanas de São Paulo e Belo Horizonte
Mots-clés en portugais
Desempenho econômico
Economia regional
Educação
Mudança educacional
Organizações
Resumé en portugais
A relação entre educação e economia, tanto do ponto de vista teórico quanto na formulação de políticas públicas foi, em grande medida, entendida pelas ideias vindas da teoria do Capital Humano, nas Ciências Econômicas, e da teoria da Modernização, na Sociologia, em termos de oferta. Uma economia, para possuir alto desempenho econômico, deveria superar as deficiências educacionais de sua força de trabalho no sentido de aumentar a escolarização dos indivíduos. Atualmente esta relação linear entre os sistemas educacionais e a estrutura produtiva vem sendo questionada por não levar em conta aspectos que atuam como mediadores do efeito da educação na economia. Este trabalho busca a caracterizar alguns desses aspectos, ao analisar como a estrutura produtiva das regiões metropolitanas de São Paulo e de Belo Horizonte, em termos de setores de atividade econômica, absorvem a escolaridade. Dessa forma, este trabalho busca explorar aspectos da demanda por escolaridade por parte das economias metropolitanas em análise. Para tanto, foram usados os dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), bem como três formas de metodologia: análise do coeficiente de variação dos salários, análise de correspondência e regressão logística multinomial.
Titre en anglais
Education and economy: a study of the relationship between productive structure and educational demands in the metropolitan regions of São Paulo and Belo Horizonte
Mots-clés en anglais
Economic performance
Education
Educational change
Organizations
Regional economy
Resumé en anglais
The relationship between education and the economy, both from a theoretical viewpoint and in the formulation of public policy, was largely understood by ideas from the theory of Human Capital in economics, and Modernization Theory in sociology, in terms of supply: an economy to have high economic performance should overcome educational deficiencies of its workforce in order to increase the enrollment of individuals. Currently this linear relationship between education systems and the productive structure is being challenged for not taking into account aspects that act as mediators of the effect of education on the economy. This dissertation seeks to characterize some of these aspects in analyzing how the productive structure of the metropolitan regions of São Paulo and Belo Horizonte, in terms of sectors of economic activity, absorb schooling. Thus, this dissertation seeks to examine aspects of the demand for schooling by the metropolitan economies under study. For this, we used data from the Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), as well as three types of methodology: analysis of the coefficient of variation of wages, correspondence analysis and multinomial logistic regression.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2013-11-13
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.